Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebe visita de professor do Imperial College London

Univasf recebe visita de professor do Imperial College London

publicado: 08/08/2023 16h40 última modificação: 08/08/2023 16h40

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), recebe esta semana a visita do professor Christopher Rowlands, do Imperial College London. A visita integra as ações do projeto “Development of a portable, low-cost Raman spectrometer prototype for skin cancer diagnosis” que tem a participação do professor do Cenel Rodrigo Ramos e é financiado pelo International Exchanges Scheme Standard Programme 2022, da The Royal Society. Este programa tem como principal finalidade fomentar novas colaborações científicas entre instituições do Reino Unido e de outros países.

A visita do professor Rowlands ocorre cerca de três meses após o professor Ramos ter retornado de um período de duas semanas no Imperial College London, onde foi realizada a primeira etapa do projeto, cuja proposta é desenvolver um protótipo de espectrômetro Raman portátil e de baixo custo para diagnóstico de câncer de pele. A pesquisa vem sendo desenvolvida em colaboração entre as duas Instituições desde abril. Ao longo da semana, os pesquisadores terão reuniões com membros do Cenel e do grupo de pesquisa em Processamento de Sinais e Visão Computacional (SigProCV), coordenado pelo professor Ramos na Univasf.

Além das atividades relativas ao projeto, o professor Rowlands irá ministrar nesta quarta-feira (9) palestra sobre “Espectroscopia óptica”. A palestra acontecerá no miniauditório 5 do Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 16h. O evento é aberto a todos os interessados na temática, especialmente a pesquisadores e estudantes das Engenharias e áreas afins. A apresentação será realizada em inglês.

O palestrante irá abordar uma introdução à microespectrometria Raman, abrangendo o efeito Raman e física básica, projetos de microscopia e microscopia de folha de luz e falará de seu mais recente instrumento, que pode realizar imagens livres de etiquetas de sistemas biológicos em velocidades sem precedentes. O evento é promovido pelo grupo de pesquisa em Processamento de Sinais e Visão Computacional (SigProCV).

Christopher Rowlands é professor sênior da Faculdade de Engenharia, do Departamento de Bioengenharia. Ele é mestre em Química e doutor em Materiais Amorfos, pela Universidade de Cambridge. Fez pós-doutorado na Universidade de Nottingham para estudar microscopia Raman e pós-doutorado no Massachussets Institute of Techology (MIT), nos Estados Unidos, para estudar aplicações da microscopia multifotônica.

De acordo com o professor Ramos, a parceria com o Imperial College London fortalece a pesquisa que a Univasf vem desenvolvendo na área de Inteligência Artificial (IA) por pesquisadores do Cenel e de outros colegiados, com estudos voltados às áreas de energias renováveis, ciências agrárias e saúde. “As possibilidades de atuação se ampliam nesta área de Machine Learning (aprendizado de máquina) com os intercâmbios e o compartilhamento de conhecimentos. E as parcerias estabelecidas com outras instituições do Brasil e do exterior nos mostram que estamos no caminho certo da pesquisa e da inovação, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, diz.