Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf relança exposição “Povoadas” hoje (19) no Hall da Reitoria

Univasf relança exposição “Povoadas” hoje (19) no Hall da Reitoria

publicado: 19/03/2024 09h30 última modificação: 19/03/2024 10h01

A mostra fotográfica Povoadas, promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será relançada hoje (19). A exposição, de autoria da jornalista Karen Lima, será reaberta a partir das 17h30, no Hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e ficará em cartaz até 30 de abril.  A mostra permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As fotografias registradas pelas lentes da jornalista fazem parte do seu fotolivro autoral, também intitulado “Povoadas”, que foi publicado em 2022 com o apoio da Lei Aldir Blanc. A exposição reúne imagens de Oraci Terra, Jéssica Tumbalalá, Luádia Mabel e Mãe Vaníria de Oyá durante a realização de rituais sagrados para cada uma, que representam uma conexão com a natureza e a sua ancestralidade. Os registros foram realizados com o intuito de dar visibilidade às culturas que formam o país, na busca pelo respeito às pluralidades e pelo diálogo coletivo.

A jornalista Karen Lima é ex-estagiária da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Univasf e graduada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela já fez registros fotográficos de festivais de arte e cultura na região e fotografou para jornais como a Folha de São Paulo. A jornalista e fotógrafa também trabalhou na produção de documentários e publicou o livro-reportagem "Fortaleza de Partilhas: relatos de Alcoólicos Anônimos", pela Editora Letramento.

A mostra será relançada após problemas gráficos com a impressão das imagens expostas anteriormente.  “Povoadas” foi realizada através do Edital Nº 2/2023 de Ocupação dos Espaços Expositivos da Univasf, uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). A exposição conta com apresentação da diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Flora Romanelli Assumpçã; participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Ana Luiza Miranda.

registrado em: , , ,