Notícias
Univasf seleciona estudantes para o Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de estudantes bolsistas e voluntários no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). A chamada pública, lançada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), oferece 20 bolsas destinadas a discentes que queiram atuar em projetos de pesquisa ou extensão. Os interessados podem se inscrever até amanhã (9), exclusivamente pelo Sistema de Processos Seletivos (PS).
Cada candidato poderá indicar até três projetos de interesse, por ordem de preferência. Para efetuar a inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos: a ficha de inscrição (Anexo II do Edital Nº 18/2025), o comprovante da nota obtida no Enem 2024 (para ingressantes 2025.1), a Carta de Motivação (Anexo III), o histórico escolar do Ensino Médio juntamente com o Certificado de Conclusão, a Declaração de Primeiro Ingresso em curso de graduação (Anexo V) e o comprovante de matrícula 2025.2.
Podem concorrer às vagas estudantes matriculados no 1º ou 2º período de cursos de graduação da Univasf, que tenham cursado todo o Ensino Médio, na modalidade regular, em escolas públicas e ingressado na instituição por meio do Processo Seletivo 2024. Entre os critérios, é preciso dedicar ao menos 12 horas semanais às atividades do projeto e não possuir vínculo empregatício, outra bolsa em vigor ou participação anterior no BIA-Facepe.
Das vagas ofertadas, 14 são bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e 6 são bolsas custeadas pela própria Univasf. O valor mensal é de R$ 800,00, pagos em 12 parcelas, com início em outubro deste ano. As bolsas serão distribuídas conforme a ordem de classificação dos projetos. A classificação dos estudantes será definida com base na nota obtida no Enem, especificamente a nota do PS-ICG 2024. O processo levará em consideração a disponibilidade de vagas nos projetos aprovados e o perfil acadêmico dos candidatos, de acordo com o curso de graduação em que estão matriculados, de forma a atender ao plano de trabalho estabelecido pelo tutor BIA responsável.
O cronograma do processo seletivo prevê a divulgação da relação dos estudantes inscritos na quarta-feira (10). A partir de sexta-feira (12), será publicada a alocação dos alunos nos projetos, e a entrega da documentação necessária para a implementação das bolsas deverá ser realizada até 14 de setembro, exclusivamente por e-mail, no endereço bia.proen@univasf.edu.br. O início da vigência das bolsas está marcado para o dia 15 de setembro de 2025.
O Programa busca incentivar a trajetória acadêmica dos estudantes desde o início do curso, aproximando-os da pesquisa e da extensão universitária. O BIA-Univasf tem como tema a “Convivência com o Semiárido” e está estruturado a partir de seis eixos centrais: Saúde no Semiárido, Energia no Semiárido, Políticas Sociais no Semiárido, Água e Ambiente, Alimentos no Semiárido e Patrimônio Artístico-Cultural e Histórico no Semiárido, que buscam integrar diferentes dimensões da realidade regional e promover o desenvolvimento sustentável do território.
O Edital Nº 18/2025 com todas as informações está disponível no Sistema PS.
