Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem dois projetos de pesquisa aprovados no Edital “Pernambucanas Inovadoras” da Facepe

publicado: 22/07/2024 15h20 última modificação: 22/07/2024 15h20

Dois projetos de pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram aprovados no Edital Pernambucanas Inovadoras 2024 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As docentes Andrea de Vasconcelos Ferraz, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), e Eva Monica Sarmento da Silva, do Colegiado de Zootecnia (Czoo), estão entre as 21 pesquisadoras contempladas na seleção. O resultado foi divulgado no dia 8 de julho, no site da Facepe.

O edital visa apoiar financeiramente projetos de desenvolvimento de soluções inovadoras coordenados por pesquisadoras de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) de Pernambuco, promovendo a participação das mulheres no empreendedorismo e inovação, além de favorecer a equidade de gênero no sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Estado. Andrea Ferraz foi aprovada na seleção para a Faixa A – Nova Spin-Off Acadêmica, com o projeto intitulado “Hidroxiapatita de cálcio: Transformando Gesso em Inovação”.

A pesquisa tem o objetivo de desenvolver um processo tecnológico e sustentável para a produção de hidroxiapatita de cálcio sintética a partir do gesso, proveniente do Polo Gesseiro do Araripe, visando oferecer uma alternativa local, de baixo custo e sustentável aos fabricantes e consumidores de biomateriais no Brasil e no exterior. "Este projeto representa uma resposta estratégica à necessidade premente de avanços tecnológicos e sustentáveis na produção de gesso, por meio da síntese de um produto inovador que não apenas atenda às necessidades do mercado, mas também se destaque pela sua eficiência, qualidade e impacto positivo”, conta Andrea.

A docente do Cenel considera a aprovação uma conquista não só para ela, mas para outras mulheres. “Ter um projeto aprovado em um edital destinado às mulheres representa uma conquista significativa, tanto profissional quanto pessoal. Isso demonstra a importância de iniciativas que promovem a igualdade de gênero e a valorização das mulheres em diversas áreas, rompendo barreiras sociais e culturais. Essa aprovação também pode abrir novas oportunidades e inspiração para que outras mulheres persigam seus objetivos e acreditem em suas habilidades”, ressalta Andrea.

O segundo projeto da Univasf aprovado é o da professora Eva Sarmento, “Desenvolvimento e Aplicação de um Sistema Inteligente Integrado ao BBEE para Análise de Dados e Indicação de Rotas Automáticas de Tarefas”, aceito na Faixa C – Parceria. A pesquisa tem como objetivo a aplicação de tecnologia e inovação para melhorar a criação, o manejo e a gestão de colônias de abelhas meliponíneos e Apis mellifera, visando um aumento de produção, além de monitorar e otimizar o ambiente das abelhas.

De acordo com Eva, o projeto inovador irá melhorar o manejo das abelhas e a produção de mel, apresentando soluções para os produtores. “Os apicultores e meliponicultores terão soluções para problemas comuns que ocorrem na criação racional dessas abelhas, como gestão, produção, manejo, roubo das colônias, entre outros”, diz a docente, que está contente com a aprovação no edital. “Isto mostra que as mulheres também podem trabalhar com inovação e ser exemplo para outras mulheres, principalmente as que trabalham com agricultura familiar”, conclui.