Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem mais três docentes promovidos à classe de Professor Titular

Univasf tem mais três docentes promovidos à classe de Professor Titular

publicado: 29/12/2020 15h06 última modificação: 30/12/2020 11h35
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) encerra o ano de 2020 com mais três docentes promovidos à classe de Professor Titular. Foram promovidos os professores Nikifor Rakov Gomez e Luiz Mariano Pereira, do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec); e Telio Nobre Leite, do Colegiado de Engenharia Civil (CCivil). As bancas de defesa de memorial dos docentes aconteceram no mês de novembro, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com a promoção dos docentes, a Univasf passa a ter nove professores titulares em seu quadro.

Professor decano do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec), Nikifor Rakov Gomez ingressou na Univasf em 2004, no primeiro concurso público para docente. Ele também é membro fundador da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais e coordenador do Laboratório de Óptica Não Linear e Fotônica e do Laboratório de Fabricação de Nanoestruturas Cerâmicas. Para ele, atingir a classe de Professor Titular é algo difícil de dimensionar. “Ser Professor Titular constitui a oportunidade de mostrar o nosso histórico acadêmico, de trabalhar com uma nova perspectiva de pesquisa, com uma produção científica de qualidade e de traçar novas metas na trajetória acadêmica. Salientando que a publicação cientifica dos conhecimentos gerados é importante para o crescimento de qualquer área profissional”, diz Gomez.

Atual pró-reitor de Gestão e Orçamento da Univasf e coordenador do projeto de extensão F-Carranca, Luiz Mariano Pereira é professor do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec) desde 2004. Ele destaca que a promoção à classe de Professor Titular significa o reconhecimento de sua contribuição para a construção da Univasf, como docente, pesquisador, extensionista e gestor. “Acredito que irei continuar contribuindo para a formação de profissionais de Engenharia, bem como ajudando a consolidar a nossa Instituição no âmbito das melhores universidades do país. Este é o significado dessa etapa final da minha carreira como docente”, afirma Pereira, que, entre outras ações, conquistou em 2019 com a equipe F-Carranca o primeiro lugar na Categoria Regular da 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign.

O professor Telio Nobre Leite, do Colegiado de Engenharia Civil (CCivil), ingressou na Univasf pelo primeiro concurso, em 2004. Além da graduação, ele atua no Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional em Ensino de Física (MNPEF) e coordena o Grupo Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf), que analisa a evolução da pandemia em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) por meio de modelos epidemiológicos. Telio Nobre, que também foi vice-reitor da Univasf no período de fevereiro de 2012 a abril de 2020, ressalta que ainda tem muito a contribuir com a instituição, agora como Professor Titular. “A promoção para a classe de titular significa que terei ainda mais responsabilidade para seguir trabalhando pela sociedade e contribuindo com a formação de pessoas, a produção de conhecimento e a prestação de serviço. Tenho ainda muito trabalho pela frente, o que me deixa muito feliz, pois me sinto muito realizado por atuar na nossa Univasf”, afirma.

A presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Elenice Andrade Moraes, ressalta que esse ano houve um enriquecimento do quadro permanente de docentes da Univasf com a promoção de seis professores à classe de Titular. “Esses professores em muito podem contribuir para os novos rumos da Instituição, em ações como estruturação dos cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de linhas de pesquisa e ampliação da relação entre Universidade e sociedade”, pontua. Elenice explica que alcançar o topo da carreira docente não significa o fim da dedicação às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. “Os professores Titulares são profissionais de carreira longa e produtiva e a Univasf, que ainda é jovem, irá crescer com isso”, conclui.