Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf tem programação especial alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022

publicado: 05/10/2022 12h11 última modificação: 05/10/2022 12h11
Júlia Mendes

Doações, rodas de conversa e atividades recreativas para crianças são algumas das ações que o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022. As ações, que irão iniciar na próxima segunda-feira (10), ocorrerão durante todo o mês de outubro, com atividades nos campi da Universidade voltadas para os públicos interno e externo. As atividades são gratuitas.

A programação terá início com uma comemoração pelo Dia das Crianças. O Sibi, a Associação de Servidores da Univasf (Assunivasf) e o Espaço Plural realizarão nos dias 10 e 11 de outubro atividades recreativas para crianças entre 5 e 12 anos de idade. As atividades acontecerão no Espaço Plural, em Juazeiro (BA), e contará com teatro infantil, trilha ecológica, visita guiada ao Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), entre outros atrativos para as crianças. No dia 10 de outubro, a ação será destinada aos estudantes da Escola Municipal Dilma Calmon. Já no dia 11 de outubro, a programação é direcionada aos filhos dos associados da Assunivasf, que devem realizar a inscrição pelo formulário on-line até o dia 7 de outubro.

No dia 17 de outubro haverá o lançamento da nova logo do Sibi, por meio do Instagram, YouTube e Facebook do setor. Na semana seguinte, em 25 de outubro, acontecerá a roda de conversa Desconstruindo para o Amanhã. O evento, que será aberto ao público, ocorrerá às 14h, no auditório da biblioteca do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Na roda de conversa abordará a LGBTQIA+ fobia e terá a participação do coordenador geral do Coletivo Caroá, Cláudio Ferreira da Silva Neto; e da ativista Penélope Reis. Para a mediação, foram convidadas a Psicóloga da Univasf Edna Rodrigues Santos Porto e a servidora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tatiane Leocádio Temóteo.

Para promover a integração e o compartilhamento de experiências, no dia 26 de outubro será realizado o I Encontro de Profissionais que Atuam em Bibliotecas de Paulo Afonso (BA). A programação iniciará às 14h, de forma presencial, no Campus Paulo Afonso e contará com uma oficina de automatização do acervo e desenvolvimento de projetos culturais, ministrada pela bibliotecária da Univasf Jaqueline Souza. Haverá também um momento para compartilhar os relatos de vivências do exercício profissional no âmbito das bibliotecas. Os interessados podem se inscrever até 21 de outubro pelo formulário on-line.

No auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), também no dia 26, acontecerá o “Conversa com autor”. O evento, realizado em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), contará com duas sessões de conversa com autores locais convidados, cujos nomes serão divulgados posteriormente. Na ação, aberta ao público em geral, os autores irão expor suas obras e discutir sobre os desafios da escrita e preservação da cultura literária da região.

Campanha do Perdão – Para finalizar a programação, no período de 27 de outubro a 9 de dezembro será realizada mais uma edição da Campanha do Perdão. A iniciativa tem como objetivo recuperar obras com devolução em atraso, possibilitando aos usuários a regularização de pendências junto ao Sibi. Para participar, os estudantes devem devolver os livros para a biblioteca do campus onde estão matriculados e doar os itens que serão definidos por cada biblioteca. As doações serão destinadas a instituições de caridade localizadas nos municípios onde existem campi da Universidade.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631/1980, com início oficial no dia 23 de outubro e término no dia 29 de outubro, data na qual se comemora o Dia Nacional do Livro. A diretora do Sibi, Ana Paula Lopes, destaca que as ações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022 na Univasf têm o intuito de incentivar a leitura, a cultura e possibilitar maior acesso à informação, além de divulgar as atividades do setor. “Com essas ações, buscamos uma integração maior com a comunidade acadêmica e também com a comunidade externa, que podem enxergar a biblioteca além de um espaço para estudo e empréstimo de materiais, mas como um espaço de ações culturais”, ressalta.