Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf torna-se integrante da Rede Internacional de Pesquisas sobre Representações Sociais de Saúde

publicado: 18/07/2019 09h37 última modificação: 19/07/2019 10h15
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tornou-se integrante da Rede Internacional de Pesquisas sobre Representações Sociais de Saúde (RIPRES). O grupo, que tem sede na cidade de Évora, em Portugal, tem o objetivo de incentivar a colaboração entre centros de pesquisa ao redor do mundo para estudos sobre a Teoria das Representações Sociais (TRS), com foco na área de saúde. Com o ingresso na Rede, a Univasf se torna um espaço de referência na produção de pesquisas sobre o tema.

A Teoria das Representações Sociais, elaborada por Serge Moscovi, estuda a forma como o senso comum orienta o comportamento das pessoas dentro de determinados grupos sociais. A Univasf será um centro de suporte a estudiosos interessados em desenvolver, no Vale do São Francisco, pesquisas sobre o campo da saúde baseadas nessa teoria. Segundo o professor do Colegiado de Educação Física, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e representante da Univasf na RIPRES, Ramon Missias, com a inserção de professores no centro de pesquisa da Universidade será possível “desenvolver projetos específicos para a região, a partir das demandas de nossos problemas cotidianos”, diz.

Para a Univasf se tornar integrante da RIPRES, Missias passou por processo de análise curricular. As ações realizadas na Universidade referentes à TRS, como o 1º Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF), bem como organização e publicação de livros e artigos, além das atividades de Mestrado e Doutorado elaboradas pelo docente, converteram-se em uma aprovação.

Segundo o docente, pesquisadores de referência na área passaram pela RIPRES, incluindo o estudioso que idealizou a TRS. “O próprio Serge Moscovici, que era um grande teórico e é o pioneiro da Teoria das Representações Sociais, fazia parte dessa rede. Nós temos também a Denise Jodelet, que foi orientanda dele e é uma das grandes autoras das Representações Sociais”, conta.

O professor do Colegiado de Educação Física explica a importância do ingresso da Univasf na RIPRES. “Quando a Univasf está inserida nesse contexto, ela acaba fazendo parte de algo que é maior e está dentro de uma perspectiva da internacionalização”, afirma Missias.

registrado em: ,