Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Semana de Química acontece em novembro no Campus Serra da Capivara

V Semana de Química acontece em novembro no Campus Serra da Capivara

publicado: 11/10/2023 11h15 última modificação: 11/10/2023 11h15

Discutir as contribuições teóricas e práticas da educação inclusiva nos processos de ensino e aprendizagem de química na educação básica e no ensino superior. Este é o objetivo da V Semana de Química da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será realizada no período de 6 a 8 de novembro no Campus Serra da Capivara. Esta edição discutirá o tema "A Formação de Profissionais de Química na Perspectiva da Educação Inclusiva". As inscrições para participação no evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro. O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 20.

Para se inscrever é necessário preencher um formulário on-line e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00. Os interessados em submeter trabalhos devem fazer o processo através do preenchimento de um formulário eletrônico. Poderão ser submetidos resumos inéditos sobre temas relativos as áreas de Química, Ensino de Química e Educação. Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster no dia 7 de novembro, no horário de 16h às 18h30. A programação da V Semana de Química ainda inclui conferência de abertura, palestras, rodas de conversas, minicursos, apresentações de trabalhos e mostra científica para estudantes do Ensino Médio.

A palestra de abertura, que acontecerá às 19h30 do dia 6, discutirá “A formação de profissionais da química na perspectiva da educação inclusiva” e será ministrada pelo professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) Gerson de Sousa Mól. No dia 7, às 14h, haverá a roda de conversa "Vivências do Pibid e do Residência Pedagógica, subprojeto química, no contexto da Univasf”. O evento será encerrado no dia 8 com a palestra "A inclusão do estudante com deficiência nas aulas de química: conquistas e desafios na pós-modernidade", que será ministrada pelo professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Eduardo Gomes Onofre. A programação completa está disponível no site do evento.

O professor do Colegiado de Química e integrante da comissão organizadora da Semana de Química, Cristiano da Silva dos Anjos, fala sobre a importância de discutir sobre educação inclusiva. “Nossas práticas de ensino e aprendizagem, mesmo que estejamos ou não conscientes, estão permeadas por uma rede de questões e dúvidas que envolvem sujeitos com algum tipo de deficiência, seja física, cognitiva, mental, entre outras. Esperamos discutir, refletir, e produzir novas experiências e sensibilidades na formação de profissionais da química a favor da criação de espaços de luta pela legitimação das diferenças”, afirma o docente.