Notícias
VI Congresso de Formação para o SUS (Congrefor) e o VII Simpósio de Residências em Saúde do Vale do São Francisco (Simpres) começam amanhã (24) na Univasf
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será palco, a partir desta quarta-feira (24), de um dos principais encontros acadêmicos e sociais da região voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do VI Congresso de Formação para o SUS (Congrefor) e do VII Simpósio de Residências em Saúde do Vale do São Francisco (Simpres), organizados pelo PET-Saúde/Equidade, pelas Residências em Saúde da Univasf e pelo PET-Saúde/Equidade da Universidade de Pernambuco (UPE). A programação se estende até sexta-feira (26), no Complexo Multieventos, em Juazeiro (BA), reunindo cerca de 420 inscritos entre estudantes, docentes, profissionais de saúde, gestores e representantes de movimentos sociais. Interessados ainda poderão se inscrever no local.
Com o tema central “Diálogos pela equidade na formação de pessoas para o cuidado em saúde no SUS”, o congresso busca promover reflexão crítica, troca de experiências e mobilização em defesa do sistema público de saúde e da justiça social.
A conferência de abertura será ministrada pelo professor Emerson Elias Merhy, médico sanitarista que integrou o movimento de reforma sanitária no Brasil e contribuiu para a criação do campo da Saúde Coletiva. Nos dias seguintes, a programação contará com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, debates interprofissionais e grupos de trabalho em formato de cirandas temáticas propositivas. O encerramento será na sexta-feira (26), às 17h, com a leitura das proposições construídas coletivamente.
O evento também abrigará o 1º Encontro da Seção Regional Nordeste II da Rede Unida, que completa 40 anos em 2025, e a mostra “Formação e Qualificação Profissional para a Equidade no Cuidado em Saúde”, dedicada a experiências regionais de valorização do trabalho em saúde.
A proposta do VI Congrefor e do VII Simpres é desconstruir práticas excludentes e reafirmar o compromisso com o cuidado integral em saúde e a redução das desigualdades sociais. De acordo com Rafaela Santos, professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf e integrante da comissão organizadora, a equidade será o eixo orientador do evento. “Este ano buscamos trabalhar a temática da equidade sob diferentes óticas e diversos olhares, despertando a reflexão crítica para a construção de um SUS cada vez mais fortalecido e próximo aos territórios e comunidades”, ressalta.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site e no Instagram oficiais do evento
