Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Webinar sobre “Gestão de Custos e Controladoria: custo padrão, orçamento e análise de variação” acontece nesta quinta-feira (6)

publicado: 06/05/2021 15h11 última modificação: 06/05/2021 15h11
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, nesta quinta-feira (6), o II Webinar sobre Gestão de Custos, que terá como tema “Gestão de Custos e Controladoria: custo padrão, orçamento e análise de variação”. O evento é uma iniciativa do projeto de extensão “Aplicações da Gestão de Custos em Micro e Pequenas Empresas de Salgueiro/PE”, vinculado ao Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (CPRODSAL). O webinar será realizado pelo Google Meet, a partir das 20h, e está direcionado a toda a comunidade.

Esta edição terá a participação do professor Tiago Soeiro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Soeiro tem mestrado e doutorado em Ciências Contábeis, também pela UFPE. O palestrante é líder do Núcleo de Estudos em Sistemas Contábeis (NESC) e membro do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Comportamento (NECC). Possui interesse em paradigmas e métodos alternativos (pós-positivistas) nos estudos organizacionais que tratam sobre contabilidade e comportamento; contabilidade, organizações e sociedade; e contabilidade e controle gerencial.

O acesso à sala do Google Meet será por meio deste link. Haverá emissão de certificado aos participantes. O webinar é promovido pelo projeto de extensão “Aplicações da Gestão de Custos em Micro e Pequenas Empresas de Salgueiro/PE”, coordenado pelo professor Kliver Lamarthine, do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro. A palestra de hoje encerra as atividades do projeto, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“A realização desse projeto foi um desafio em decorrência das dificuldades ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Além das questões emocionais e de saúde, foi necessário vencer os desafios de interação social. Por isso, recorremos a encontros virtuais para as reuniões de planejamento e execução das atividades”, conta o coordenador. A equipe, composta também por discentes do curso, recorreu às plataformas digitais para realizar treinamento entre os membros do projeto e as palestras, na forma de webinars, para a comunidade e empresários. As ferramentas digitais também foram importantes para investigar como os micros e pequenos empresários percebem a gestão de custos.

“Os empresários reconhecem a importância dos benefícios advindos do registro e controle dos custos, porém a maioria possui dificuldade em aplicar a gestão de custos em seus negócios, seja por falta de conhecimento ou de tempo”, relata Lamarthine. O docente ressalta a importância da realização de projetos de extensão e outras ações promovidas pela Universidade para viabilizar oportunidades de desenvolvimento e conhecimento para as micro e pequenas empresas locais e à comunidade em geral.