Notícias
Workshop “Uma Ciência para o Semiárido” acontecerá a partir de amanhã (14) no Campus Centro da Univasf
Com o tema Tecnologia, saúde e qualidade de vida, o Workshop “Uma Ciência para o Semiárido” será realizado amanhã (14) e quinta-feira (15) no Auditório da Biblioteca, Campus Petrolina Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que tem o objetivo de promover a interdisciplinaridade e discutir a Saúde Única, irá reunir 154 profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento.
Segundo o professor do Colegiado de Medicina Veterinária e organizador do Workshop, René Cordeiro, o conceito de Saúde Única surgiu da união entre a saúde animal, humana e ambiental. “Olhar o todo é fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde", explica.
A cerimônia de abertura será realizada às 8h de amanhã. Em seguida haverá uma palestra sobre “Saúde Única na prática: uma experiência no Haiti”, com o Tenente-Coronel Veterinário do Exército Brasileiro, José Roberto Lima. Às 9h15, haverá a palestra “Saúde Única X Saúde Pública”, ministrada pelo professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Jean Carlos Ramos.
O desafio da implementação da legislação ambiental no semiárido é tema da palestra da promotora do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Ana Rúbia Torres, às 10h15. Às 14h, haverá a palestra “Tecnologia a serviço da saúde e da qualidade de vida”, ministrada pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando Pequeno de Oliveira.
O segundo dia será voltado à realização de oficinas para a construção de ideias e conceitos nas áreas de saúde humana, animal e ambiental. No fim do workshop, haverá a apresentações de propostas para a área científica no semiárido. A programação completa está disponível no site do evento.
Segundo René Cordeiro, o workshop é importante para promover uma discussão sobre o papel da ciência na região, principalmente conceituando Saúde Única. “Acreditamos ser possível extrair de cada um dos participantes, conteúdos que colaborem para inovações, melhorando a sociedade, principalmente nos aspectos de qualidade de vida, saúde e tecnologia”, observa. O evento é realizado pelo Projeto Ações Educativas em Saúde Ambiental e Humana (Paesah) e pelo Grupo de Estudos em Saúde Pública Veterinária (Gevesp), ambos do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf.