Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop de Design Thinking articula ideias de inovação para o SUS

Workshop de Design Thinking articula ideias de inovação para o SUS

As inscrições para a segunda edição da oficina na Univasf estão abertas até 26 de setembro e podem ser feitas pelo site do evento

publicado: 18/09/2019 15h14 última modificação: 23/09/2019 11h00
Layla Shasta

Participam da ação professores e estudantes da Univasf, além de profissionais do Hospital Universitário.

Trabalhar a colaboração e a empatia entre as pessoas. Esta é a principal estratégia do “Design Thinking”, método para resolução de problemas que visa unificar pontos de vista de diferentes pessoas e áreas de conhecimento para encontrar soluções inovadoras. Tendo em vista a utilização desta abordagem para o desenvolvimento de projetos que buscam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Hospital Albert Einstein (SP) estão promovendo o “Workshop Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”. A atividade teve início nesta segunda-feira (16), no auditório do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), da Univasf, e irá acontecer até sexta-feira (20).

Estão participando da ação professores e estudantes de diferentes áreas e cursos, vinculados à Univasf, bem como profissionais da área de saúde ligados ao Hospital Universitário (HU-Univasf). No momento, está acontecendo na Universidade o primeiro Workshop do programa e 36 participantes estão reunidos com dois objetivos: absorver novos conhecimentos e pensar maneiras de melhorar a qualidade do serviço público de saúde brasileiro.

Para os alunos de Engenharia de Computação da Univasf, Lucas Eliaquim e Djeysi Alves, um dos pontos mais chamativos na proposta do Workshop é a chance de desenvolver ideias e trabalhos em equipes repletas de diversidade. Djeysi conta que escolheu participar da oficina para ter a oportunidade de trabalhar com pessoas de outras áreas e, assim, compreender melhor os problemas da saúde pública. Ela revela que em seu campo costuma lidar apenas com pessoas das ciências exatas e, por isso, diz que a nova experiência tem sido interessante e diferente de uma forma positiva. Lucas Eliaquim também afirma que a multidisciplinaridade presente no programa é importante. Segundo ele, através da estratégia interdisciplinar a atividade tem lhe proporcionado aprendizados sobre cooperação e coexistência, e, deste modo, possibilitará a criação projetos funcionais.

“O interesse das pessoas é notável e com certeza a gente está feliz”, conta o analista de inovação do Hospital Albert Einstein e um dos responsáveis por ministrar as oficinas, Julio Frias, sobre o primeiro dia de oficina. Ele relata que na primeira aula foram efetuadas tarefas como o “marshmallown challenge”, desafio que consiste na construção de uma torre com fios de espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow, que deve ficar no topo da torre. O desafio tem o objetivo de fortalecer habilidades em planejamento e trabalho em grupo. Após a dinâmica iniciou-se um estudo teórico sobre a metodologia do Design Thinking.

De acordo com Frias, durante toda a semana serão abordados os processos do Design Thinking e uma série de temas relacionados à sua estrutura lógica, como propriedade intelectual, identificação de problemas, criação de soluções e modelos de negócios. Segundo ele, a proposta engloba estudos teóricos e algumas dinâmicas, com a pretensão de promover pró-atividade e prática entre os envolvidos. É deste modo que, na última fase do Workshop, estudantes e profissionais de variados ramos irão apresentar projetos de solução e novas alternativas para a saúde pública do país.

Para os profissionais envolvidos, a expectativa para as próximas ações é alta. O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf e professor do Colegiado de Medicina da Universidade, Ricardo Santana, afirma que neste primeiro momento já há uma grande satisfação quanto à adesão do público ao projeto e, segundo ele, as ambições quanto ao futuro e a construção de soluções para o SUS são as melhores.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e é realizada pela equipe do Hospital Albert Einstein, com o apoio da Univasf e do HU-Univasf. O programa também está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve a primeira fase realizada em agosto.

A ação é dividida em duas etapas. A primeira consiste na realização de dois workshops, nos quais os participantes devem se dividir em equipes para criar, usando a metodologia do Design Thinking, protótipos inovadores com potencial para solucionar problemas de saúde pública no Brasil. Na segunda fase, serão selecionados dois discentes para vivenciar um período de imersão no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP), onde vão desenvolver os empreendimentos articulados por eles na etapa anterior. Os estudantes classificados terão direito a ajuda de custo mensal no valor de R$5.000,00, além de passagens de ida e volta custeadas pelo Programa.

O “Workshop de Design Thinking para o SUS - inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde” possui duas chamadas. A segunda convocação está com inscrições abertas pelo site até o dia 26 de setembro e o início das atividades está marcado para 30 de setembro. A imersão no Hospital Albert Einstein irá acontecer ao fim de todos os encontros, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

registrado em: , , ,