Você está aqui: Página Inicial > Notícias > X Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar (CREAI) está com inscrições abertas

Há 20 vagas disponíveis para professores da educação básica e estudantes

publicado: 14/05/2018 17h54 última modificação: 14/05/2018 21h54
Jaislane Ribeiro

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará de 9 a 10 de junho a X Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar (CREAI). O evento acontecerá nos campi Juazeiro (BA) e Sede, em Petrolina (PE), e terá a temática central “Construindo a Interdisciplinaridade”. Há 20 vagas disponíveis para professores da educação básica da rede de ensino de Juazeiro e Petrolina e estudantes de ensino médio, graduação e mestrado.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 30 de maio. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no site e enviar para o e-mail: programaescolaverde@gmail.com. Além de ser um momento de capacitação para os integrantes do PEV, a X Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar visa discutir temáticas ambientais e mobilizar escolas e comunidade para o enfrentamento de situações relacionadas ao meio ambiente na região.

A programação terá início no dia 9 de junho, com a apresentação de seminários, na sala de Núcleo Temático 28, no Campus Juazeiro. No segundo dia, a programação continuará com os seminários, na sala 3 do núcleo temático, Campus Sede, Petrolina (PE). As palestras serão ministradas pelos estudantes que fazem parte do PEV.

De acordo com o professor de Ciências Sociais da Univasf e coordenador do PEV, Paulo Ramos, as questões ambientais são amplas e envolvem discussão interdisciplinar. “Há muito tempo que a interdisciplinaridade vem sendo exercitada pela ciência. Uma única disciplina não abarca as temáticas sobre o meio ambiente. A proposta da interdisciplinaridade é um ajudar o outro, um professor ajudar o aluno, o aluno contribuir com a comunidade, todos com mesmo intuito, contribuir com o meio ambiente”, ressaltou.

O Programa – Criado como Projeto Escola Verde (PEV) em 2011, o PEV foi registrado como um projeto de pesquisa e extensão da Univasf já no ano seguinte e posteriormente se tornou um programa da instituição. Atualmente conta com a participação de 60 estudantes de graduação e 25 professores de diversas instituições. Durante sua trajetória, o PEV mobilizou mais de 50 mil pessoas em atividades como ações de arborização, implantação de hortas nas escolas, atividades de reciclagem, limpeza de lixo e outros. Cerca de 120 escolas de Petrolina e Juazeiro já participaram das atividades do programa.