Você está aqui: Página Inicial > Notícias > X Scientex acontecerá na Univasf a partir da próxima segunda-feira (4)

X Scientex acontecerá na Univasf a partir da próxima segunda-feira (4)

publicado: 29/11/2017 16h01 última modificação: 30/11/2017 10h27
Mônica Santos

Minicursos, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, mesas redondas, conferências e outras atividades compõem a programação da X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado a partir da próxima segunda-feira (4) e já tem mais de 1.480 inscritos e 396 trabalhos a serem apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação de todos os campi da Univasf. As atividades desta edição da Scientex acontecerão no Campus Juazeiro até a próxima quarta-feira (6).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta sexta-feira (1º) através do site. A Scientex engloba a XII Mostra de Extensão; a XII Jornada de Iniciação Científica; VI Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; IX Mostra de Monitoria e Tutoria; VI Mostra de Pós-Graduação; VI Mostra do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET); VI Mostra de Iniciação à Docência e IV Encontro de Práticas de Ensino Superior.

O credenciamento acontecerá na segunda-feira pela manhã, mas a abertura da Scientex será às 19h, com a realização do Sarau Acadêmico integrado, uma roda de conversa com a presença de discentes de destaque nas áreas de pesquisa e extensão, além da participação de docentes e técnico-administrativos em educação da Univasf. De acordo com o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Raimundo Palheta, o objetivo do sarau é promover a integração e explanar as perspectivas sobre o ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na universidade.

Além disso, ele ressalta a realização da XII Mostra de Extensão, que nos últimos dois anos aconteceu separadamente e que este ano volta ao evento, e do IV Encontro de Práticas do Ensino Superior (EPES), que terá como tema: "Novas formas de ensinar e aprender no Ensino Superior: tendências e desafios”. Também haverá o encontro mensal do projeto de extensão Tempos de Produção, que debaterá a temática “Startup – Empresas de Tecnologia e a Necessidade de Gerar Inovação”.

De acordo com Palheta, o objetivo da Scientex é apresentar e discutir a produção científica, artística e cultural que é desenvolvida na Univasf, integrando, assim, a comunidade acadêmica com outras instituições e com a comunidade externa. “Os pilares da educação são a pesquisa, o ensino e a extensão e queremos, com o evento, divulgar o que a universidade está produzindo e como pode ser revertido em benefícios para a comunidade, em um ambiente de enriquecimento humanístico, científico, tecnológico e cultural”.

A X Scientex é uma realização das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex). Outras informações, como a programação completa, se encontram no site do evento.