Você está aqui: Página Inicial > Notícias > X Semana de Ciências Sociais da Univasf está com inscrições abertas

X Semana de Ciências Sociais da Univasf está com inscrições abertas

publicado: 11/08/2023 15h44 última modificação: 11/08/2023 15h44

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a X Semana de Ciências Sociais, que terá como tema “Descolonizar é preciso? Práticas e Teorias nas Ciências Sociais”. O evento acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, entre os dias 4 e 7 de outubro. A Semana é aberta à participação de estudantes, professores e todos os interessados na temática. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento.

Os interessados podem se inscrever pelo site, mediante pagamento de taxa, cujo valor varia de acordo com a categoria do participante. Os valores estão disponíveis na página do evento. Também estão abertas as inscrições para submissão de Grupos de Trabalho (GTs), minicursos e trabalhos para apresentação nos GTs e na forma de pôster. O cronograma de submissão consta no site da Semana.

A X Semana de Ciências Sociais visa proporcionar um espaço de debate e reflexão acerca de temas e problemas da sociedade. A programação conta com conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, apresentação de pôsteres e lançamento de livros ao longo dos quatro dias.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Luzania Barreto Rodrigues, docente do Colegiado de Ciências Sociais, chegar à décima edição do evento é uma conquista que se deve ao trabalho do corpo docente e discente dos cursos de licenciatura e bacharelado de Ciências Sociais da Univasf. “A intenção é que o debate contribua para a descolonização do conhecimento científico nas instituições brasileiras de ensino, pesquisa e extensão”, diz.

A primeira edição da Semana de Ciências Sociais foi realizada em 2012 e teve como tema “As Ciências Sociais no Nordeste: um desafio”. Desde então, o evento reúne pesquisadores de diversas instituições que se dedicam às discussões acerca dos desafios teórico-metodológicos, para a compreensão da nossa região. A cada ano, o evento estabelece temas diversificados e problemas contemporâneos para serem debatidos a fim de possibilitar contribuições científicas socialmente relevantes e impactantes. Mais informações sobre a X Semana de Ciências Sociais podem ser obtidas no site do evento.