Você está aqui: Página Inicial > Notícias > X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos está com inscrições abertas para submissão de trabalhos

publicado: 04/01/2021 14h57 última modificação: 04/01/2021 14h57
Layla Shasta

O X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (X SBES), promovido pelo Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com realização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos. Com o tema “A voz dos invisíveis na sociedade e na academia”, o evento acontecerá online entre os dias 2 e 5 de março, com o objetivo de realizar discussões sobre a ciência dos solos de maneira transdisciplinar, promovendo diálogos entre professores, discentes e a sociedade civil. As inscrições para submissão de trabalhos poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro e para participação como ouvinte até o dia 1º de março.

As inscrições, tanto para submissão de trabalhos, quanto para participar como ouvinte, devem ser feitas através do site do evento. Os resumos devem ser submetidos através do formulário disponível na área do congressista, após a inscrição. Os valores diferem entre as categorias de participantes e também entre as datas em que serão realizadas as inscrições. No ato da inscrição, o participante deverá selecionar a categoria em que se encaixa, que pode ser: estudantes de graduação; profissionais; professores da educação básica e estudantes de ensino médio. As inscrições estão no segundo lote, disponível até o dia 31 de janeiro, enquanto o terceiro lote se encerra no dia 1º de março.

As normas gerais para submissão de trabalhos podem ser encontradas na área do congressista, onde o sistema informará como inscrever corretamente o resumo, seguindo todos os campos a serem preenchidos. O site do congresso disponibiliza, também, um modelo de submissão. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de consultores, que emitirão pareceres quanto ao aceite final.

Além da apresentação de trabalhos, a programação do Simpósio conta com mesas redondas, oficinas, minicursos e palestras sobre assuntos diversos relacionados à temática central do evento. Até o momento, estão confirmadas palestras e mesas sobre temas como “Cultura e aspectos afetivos”; “Solo à serviço da sociedade e Política Pública Ambiental”; e “Diálogos possíveis entre o currículo formativo e a atuação profissional”.

O X SBES foi realizado pela primeira vez em 1994 e, em suas ações, promove coletivamente a consciência de co-responsabilidade pela vida no Planeta Terra entre a comunidade. A 10ª edição do evento conta a parceria do Instituto Federal Baiano (IFBA), Campus Santa Inês, e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e será realizada em formato on-line, através de um ambiente interativo.