Notícias
XI Semana Farmacêutica da Univasf discute inovação e desenvolvimento de medicamentos

A abertura da XI Sefarm foi realizada ontem no Cineteatro do Campus Sede.
Com o tema “Impacto das Ciências Farmacêuticas e suas Tecnologias na Saúde”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a XI Semana Farmacêutica (XI Sefarm). As atividades começaram na terça-feira (29), com a realização de minicursos, e a abertura oficial ocorreu na manhã de ontem (30), em solenidade no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento reúne estudantes, docentes e profissionais para discutir os avanços, as perspectivas e os desafios da profissão farmacêutica diante das transformações científicas e tecnológicas na área da saúde.
A mesa de abertura contou com a participação do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; do presidente da organização da Sefarm, professor Jackson Guedes; da coordenadora do Colegiado de Farmácia (CFarm), Xirley Nunes; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), Luciano Augusto de Araújo; e do presidente do Diretório Acadêmico do curso de Farmácia, Cauã Silva de Souza.
![]() Os professores Davi Santana e Jackson Guedes durante homenagem realizada no evento. |
A palestra de abertura, intitulada “Indústria e Desenvolvimento de Medicamentos, Atual e do Futuro: Aspectos Relevantes”, foi ministrada pelo docente Davi Pereira de Santana, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua apresentação, ele abordou questões relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos e às perspectivas da indústria farmacêutica.
O professor Davi Santana também foi homenageado durante a programação. Referência na área de Farmácia, possui trajetória marcada pela atuação nos campos de produção e controle de qualidade de medicamentos. Após a criação dos medicamentos genéricos, realizou diversos estudos de bioequivalência e biodisponibilidade, contribuindo para o desenvolvimento da indústria farmacêutica. Atualmente, dedica-se a pesquisas voltadas a ensaios de permeação e ao desenvolvimento de métodos alternativos in vitro para testes de segurança de cosméticos e fármacos.
![]() O evento estudantes, docentes e profissionais da área de Farmácia. |
“Além da sua atuação como pesquisador, também contribuiu para a formação de recursos humanos, com professores e farmacêuticos atuando nas universidades e na indústria”, ressaltou o professor Jackson Guedes.
Promovida pelo Centro Acadêmico de Farmácia, em parceria com o Colegiado de Farmácia da Univasf, a XI Sefarm contempla discussões sobre inovação, pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços, novas ferramentas tecnológicas e possibilidades de atuação do farmacêutico.
“A escolha do tema desta edição busca ampliar as discussões sobre as contribuições das Ciências Farmacêuticas e das novas tecnologias para a saúde. A programação aborda desde novas metodologias para a descoberta de fármacos e medicamentos até temas como assistência farmacêutica, farmácia hospitalar e atuação do farmacêutico na indústria”, pontuou Guedes, presidente da organização do evento.
O reitor Telio Leite discursou na mesa de abertura. |
O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, destacou a consolidação da Semana Farmacêutica como espaço de discussão sobre o papel das Ciências Farmacêuticas na região, seus impactos na saúde e as inovações tecnológicas do setor. Ele também ressaltou o potencial da Caatinga para a produção de medicamentos e outros materiais que podem contribuir para a saúde da população.
“Temos, enquanto universidade, contribuído com a nossa sociedade, apresentando soluções para tornar a vida das pessoas ainda melhor. O curso de Farmácia tem trazido progresso tanto na graduação quanto na pós-graduação, e eventos como este reforçam a produção de conhecimento, a formação de profissionais altamente qualificados e a integração com a sociedade”, afirmou.
A programação da XI Sefarm segue até a noite de hoje (1º), com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.


