Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 55º FORPROEX reúne instituições nordestinas na Univasf para discutir desafios e o papel social da extensão universitária

Notícias

55º FORPROEX reúne instituições nordestinas na Univasf para discutir desafios e o papel social da extensão universitária

publicado: 23/07/2025 15h00 última modificação: 23/07/2025 15h00


O Fórum começou ontem no Cineteatro do Campus Sede.

Teve início ontem (22) o 55º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Nordeste (FORPROEX – NE), sediado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o apoio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE). A programação acontece no Cineteatro da Univasf, Campus Sede, em Petrolina (PE), reunindo representantes de universidades e institutos federais de toda a região Nordeste. Com o tema “Governança, Inovação e Transformação Social na Extensão”, o evento discute estratégias e desafios da extensão universitária.

A abertura oficial do Fórum foi marcada por uma apresentação cultural da Orquestra do IFSertãoPE, que emocionou o público com um repertório diversificado. Em seguida, às 9h30, foi realizada a solenidade de abertura e composição da mesa, com a presença de representantes das instituições promotoras. Compuseram a mesa o reitor da Univasf, Télio Nobre Leite; a vice-reitora, Lúcia Marisy de Oliveira; a presidente do FORPROEX, Margareth Tavares; a pró-reitora de Extensão da Univasf, Michele Christini Araújo Vieira; a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Guimarães Carvalho; e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE, Luiz Alberto Rodrigues.

Durante a solenidade de abertura do 55º FORPROEX – NE, a presidente do Fórum, Margareth Tavares, destacou a importância da aproximação entre universidade e sociedade. “A presença da Universidade na comunidade é fundamental, e esse vínculo deve ser fortalecido por meio das ações e projetos de extensão”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão da Univasf, Michele Vieira, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel estratégico da extensão universitária para o desenvolvimento social e a transformação das realidades locais. A manhã seguiu com a conferência de abertura, que abordou o tema “Avaliação da Extensão Universitária nos Instrumentos do INEP e Panorama da Curricularização no Nordeste”, ministrada por Ester Pereira Neves de Macedo, representante do INEP, e pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amância Ferreira, com mediação da docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fabiana Lazzarin.

Já na manhã de hoje (23), foi realizada a conferência “Selo ODS: experiências exitosas da extensão”, ministrada pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Janielly Mantovani Cravo, com mediação da docente Renata Valéria, também da UFRPE. No turno da tarde, é discutida a temática “A Extensão Universitária e o PAS Nordeste”, em conferência com o secretário nacional de Participação Social (SNPS), Renato Simões; o coordenador técnico do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste), José Humberto Oliveira; e o secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima; sob mediação do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cezar Nonato.

 Com uma programação diversificada, o 55º FORPROEX Nordeste se estende até amanhã (24), reafirmando o papel estratégico da extensão universitária como vetor de transformação social, fortalecimento das políticas públicas e integração entre ensino, pesquisa e comunidade. O reitor Telio Leite ressaltou o avanço da extensão universitária nos últimos anos e sua relevância como um dos pilares da universidade, ao lado do ensino e da pesquisa. “A Univasf tem um papel fundamental no desenvolvimento regional, e a extensão cumpre um papel essencial nesse processo”, acrescentou.

registrado em: , ,