Notícias
AO MUSEU NACIONAL E À UFRJ: NOTA DE SOLIDARIEDADE DA REITORIA DA UNIVASF
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) manifesta a solidariedade de toda a comunidade acadêmica pela tragédia que atinge diretamente o povo brasileiro, que em poucas horas assistiu transformar-se em cinzas parte da memória da humanidade sob a guarda do Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, em um incêndio de grande proporção que destruiu na noite de ontem, 02 de setembro, o mais importante acervo museológico do nosso país. Fotos, vídeos que circulam na imprensa e redes sociais ainda não dão conta da dimensão e importância do Museu Nacional para a humanidade e que as novas gerações não terão oportunidade de conhecer.
Não foram apenas destruídos milhões de peças e documentos históricos, entre os quais, a nossa primeira Constituição, de 1824. Este incêndio abate impiedosamente a nossa história. Que desta tragédia a lição a ser aprendida possa nos levar a refletir sobre os caminhos a serem traçados daqui por diante, no sentido da preservação de nossas instituições.
Que o Brasil repense o seu papel no mundo e suas ações no presente imediato para que não tenhamos que contabilizar novas tragédias anunciadas. Que o luto, as mensagens de pesar e de solidariedade de nossas instituições e do povo brasileiro, além de expressarem a dor coletiva possam também sensibilizar as autoridades deste país para a elaboração e execução de políticas de preservação do nosso patrimônio.
Reitor Julianeli Tolentino de Lima | Vice-reitor Telio Nobre Leite