Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Comissão conclui relatório sobre processo de expansão da Univasf. Documento foi apresentado hoje (20) no Conuni

Notícias

Comissão conclui relatório sobre processo de expansão da Univasf. Documento foi apresentado hoje (20) no Conuni

publicado: 20/06/2017 19h32 última modificação: 21/06/2017 11h09
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio de uma comissão interna, instituída pela Portaria 266, apresentou na tarde desta terça-feira (20), ao Conselho Universitário (Conuni), o relatório final sobre projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa à implantação do sétimo campus da Univasf. A proposta foi formalizada pelo MEC no dia 24 de março deste ano e no dia 31, apresentada em sessão ordinária do Conuni. No mês seguinte, a Reitoria promoveu debates junto à comunidade acadêmica de todos os campi, entidades de base da instituição e instâncias consultivas, entre as quais, Fórum dos Técnicos e o Fórum de Coordenadores que agrega representantes dos Colegiados Acadêmicos.

A pauta que retornaria ao Conuni para votação no dia 26 de maio passado, conforme cronograma inicial, foi novamente discutida pelos conselheiros que, na ocasião, propuseram instituir a Comissão Expansão Salgueiro com a finalidade de subsidiar a análise das estimativas de investimento para infraestrutura física, manutenção dos cursos propostos, quantitativo de vagas para docentes e técnicos e fomento às futuras demandas relacionadas às ações de assistência estudantil.

A comissão foi constituída por dois Grupos de Trabalho (GTs), incumbidos de avaliar a proposta original do MEC e sugerir possíveis adequações ao projeto. Os dados coletados que compõem o relatório final englobam, ainda, análise sobre fatores de viabilidade para implantação do campus no município de Salgueiro, com indicadores sobre  densidade populacional, localização estratégica e capacidade de fixação dos estudantes.

“Disponibilizamos aos membros do nosso Conselho Universitário um importante subsídio, uma avaliação objetiva sobre as vocações do município de Salgueiro, a capacidade local de absorver este investimento, potencializar e capilarizar recursos para cidades do entorno, numa área de abrangência que consideramos significativa”. Além disso, formalizamos parecer criterioso sobre recursos e orçamento propostos, com base em processo de expansão anterior.  Somamos a este relatório documentos com registros da interlocução da Univasf com o MEC e outras referências para análise, enfatiza o vice-reitor da Univasf e presidente da Comissão, Telio Leite. 

Conforme o reitor Julianeli Tolentino de Lima, a proposta de expansão da Univasf recebeu manifestação de apoio de parlamentares da bancada de Pernambuco. Ele ressalta a audiência que participou no Senado, da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), no último mês de maio, para debate com os respectivos membros e representantes de outras instituições convidadas.

Em seu pronunciamento na CDR, Julianeli Tolentino falou do impacto da universidade na região do semiárido e também sobre os desafios para consolidação do ciclo de desenvolvimento emergente que ele avalia ser possível com base em políticas estruturantes e entendimento suprapartidário. “A Univasf é uma universidade que tem buscado a cooperação com diversos segmentos e com respostas muito positivas. Entendemos que com este novo projeto não será diferente”, afirmou.

Ao ser informado da conclusão dos trabalhos da Comissão, o reitor elogiou o empenho de todos os membros e a importância da produção do relatório que será apreciado pelos membros do Conuni até a votação da proposta de expansão, marcada para o próximo 14 de julho, às 14h, em sessão ordinária do órgão. “A forma que este processo está sendo conduzido internamente, em todas as instâncias, demonstra a maturidade da nossa instituição. A interiorização do ensino superior é um dos legados dos governos recentes de nosso país. Mas, precisamos avançar e termos como parâmetro a nossa missão institucional”, avalia Julianeli Tolentino.

A Comissão Expansão Salgueiro é composta pelos professores Max Santana, Manoel Messias, Antonio Pires Crisóstomo, Angelo Macedo e Leonardo Cavalcanti, a estudante Jéssica Peixinho e o bibliotecário Lucídio Alechio. E na presidência, o vice-reitor Telio Leite. O professor Sergio Motta, assessor de Infraestrutura, auxiliou os trabalhos.   

 

registrado em: ,