Notícias
Conuni homologa candidaturas de todos os inscritos aos cargos de reitor e vice-reitor da Univasf
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Conuni-Univasf) aprovou na tarde de hoje (22) as candidaturas realizadas junto ao órgão, visando à elaboração das listas tríplices aos cargos de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2020-2024. Com a homologação das inscrições concorrem à lista de reitor, os professores Telio Nobre Leite, Ricardo Santana de Lima, Michelle Cristini Araújo Vieira, Luis Alberto Valotta e Jorge Luís Cavalcanti Ramos, e à Vice-Reitoria as professoras Lucia Marisy de Souza Ribeiro, Adriana Moreno Costa Silva, os professores Marcelo Silva de Souza Ribeiro, José Jaime Freitas Macedo e Ferdinando Oliveira Carvalho.
A definição dos nomes, entre os inscritos, para elaboração das respectivas listas pelo Conuni, a ser encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC), ocorrerá na próxima sexta-feira (29) em sessão extraordinária do órgão e votação uninominal. Cada membro do Conuni poderá votar em um único candidato para reitor e vice-reitor.
A elaboração das listas tríplices para escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) compete aos Conselhos Superiores destas instituições. Na Univasf, o Conuni é formado por 72 membros, representantes dos docentes, técnicos e discentes, e um membro da comunidade externa.
O processo eleitoral ao próximo Reitorado, ainda em curso, engloba duas etapas, a primeira junto à comunidade acadêmica, através de consulta informal na qual os professores Telio Leite e Lucia Marisy, candidatos a reitor e vice, respectivamente, conquistaram a primeira colocação com 56,11% dos votos. Na sequência, os candidatos Jorge Cavalcanti e Ferdinando Carvalho, 34,7%; Virgínia Passos e José Américo Moura, 6,25% e Luis Alberto Valotta e José Jaime Macedo, 2,94%. A consulta à comunidade foi realizada no último dia 5 de novembro.
Reitor da Univasf e presidente do Conuni, Julianeli Tolentino
|
Conforme a legislação vigente, o resultado da consulta informal não é vinculante à votação no Conuni para a elaboração das listas tríplices, o que possibilitou a entrada de novas candidaturas, mediante inscrição junto ao órgão, entre os dias 12 e 18 deste mês. Uma das candidaturas foi objeto de pedido de impugnação por um dos conselheiros, o que levou à decisão do mérito para o Conuni, que aprovou por maioria o deferimento da inscrição. O processo foi relatado pela Presidência do órgão, exercida pelo reitor Julianeli Tolentino.
A reunião contou com a participação dos membros do Colégio de Consultoria de Petrolina-AGU/PGF, Juliana Braz, Caroline Perazzo, Lectícia de Alcântara e Ivanise Pereira, que se colocaram à disposição dos conselheiros para esclarecimentos acerca da legislação para escolha de dirigentes das Ifes e sobre os procedimentos necessários ao processo das respectivas candidaturas na Univasf.