Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Gestão do tempo e produtividade serão discutidas em live para os servidores da Univasf

publicado: 19/11/2020 15h48 última modificação: 19/11/2020 15h48

As suas atividades diárias cabem satisfatoriamente nas 24 horas que tem um dia? Consegue encaixar na sua rotina momentos para ‘sair da rotina’ e praticar o ócio? Já se perguntou sobre o uso que faz do seu tempo? Estas são apenas algumas das perguntas que deverão ser discutidas por quatro servidores da Univasf na ação “Lives in Live: Dando Vida ao Tempo”, que será realizada na próxima segunda-feira (23), das 15h às 17h, pelo canal da CapacitAção Univasf no YouTube. O evento é direcionado a todos os servidores da Univasf. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo SGE até sexta-feira (20).

O debate terá a participação das professoras do Colegiado de Psicologia Karla Daniele Maciel Luz e Sílvia Morais e dos Técnico-Administrativos em Educação e administradores Kilma Matos e Hesler Caffé Filho. A ação é promovida pela Progepe, por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), e encerra a segunda etapa do I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital.

A iniciativa visa propor reflexões sobre o uso que se faz do tempo, não apenas durante a pandemia, que levou o mundo inteiro a rever suas rotinas produtivas e de lazer devido à necessidade do isolamento social. Mas de uma maneira geral, como destaca a coordenadora da CCD, Kilma Matos, é importante pensar sobre a relação entre gestão do tempo e produtividade, em qualquer etapa da vida. “As pessoas costumam reclamar que não têm tempo para o ócio, mas quando conseguem se organizar para ter momentos de ócio, se sentem culpadas. Por que isso acontece?”, questiona Kilma.

Os convidados da live farão relatos sobre suas vivências, apresentarão suas visões sobre gestão do tempo e como lidam com os desafios da vida pessoal, trabalho remoto e momentos de descanso. “São profissionais com formações nas áreas de Psicologia e Administração que têm família, filhos e vida profissional para lidar, com visões diferentes sobre gestão do tempo”, explica a coordenadora. As psicólogas trarão uma abordagem ligada à saúde mental e os administradores, cuja formação está voltada ao planejamento, execução e controle, também darão suas contribuições ao debate.

Kilma frisa que não se trata de falar sobre a vida pessoal dos convidados, mas discutir diferentes formas de administrar o tempo nosso de cada dia. “Ouvir o outro é também nos inspirar e fortalecer a partir de experiências diferentes para que cada um faça suas próprias escolhas”, frisa. Ela lembra que a abordagem dessa temática a ser tratada na live também foi uma demanda da Comissão Noésis, instituída pelo Conselho Universitário (Conuni) para elaborar a proposta de atividades acadêmicas remotas durante a pandemia de Covid-19, que resultou na criação do período letivo suplementar 2020.3 e gerou a necessidade por capacitação docente e discente para uso das ferramentas de ensino digitais.

A primeira etapa do I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital, realizada logo após a criação do período suplementar 2020.3, em agosto, promoveu 15 ações de capacitação direcionadas aos docentes da Univasf. Foram realizadas uma palestra de abertura e 5 módulos, que no total contabilizaram 1.171 participações, muitas delas de docentes que participaram de mais de uma ação. Também foram ofertados 9 plantões sobre Moodle e atividades assíncronas, divididos por turmas, que tiveram 413 participantes. Na segunda etapa do Ciclo, foram promovidas uma palestra sobre “Direito de Imagem em Ambientes Virtuais”, que teve a participação de 67 pessoas, e as Oficinas da Plataforma G Suite For Education, com seis turmas, que reuniram um público de 175 participantes.

Este I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital foi realizado em parceria pela Progepe, Secretaria de Educação a Distância (Sead), e as Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Assistência Estudantil (Proae) da Univasf.