Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > NAI promove Seminário Virtual “Autismo no Ensino Superior – Qual o papel docente?”

publicado: 27/03/2023 14h35 última modificação: 28/03/2023 08h52

Sobre fundo branco, cartaz de divulgação do Seminário para Docentes da Univasf.À esquerda: Verticalmente, em caixa alta e negrito, sobre retângulo azul claro: “SEMINÁRIO”. Logo abaixo, horizontalmente, em itálico: “Virtual”. Ao lado, em negrito e caixa alta: “AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR”. Logo abaixo: “Qual o papel docente?”.Abaixo, separados por um ponto preto: “18/04’ e “15h às 17h”.Mais abaixo, com borda nas cores azul, verde, amarelo e laranja, fotografia de uma mulher de meia idade com pele branca, cabelos escuros, compridos e ondulados. Ela tem o rosto fino e comprido, sobrancelhas finas, olhos amendoados, nariz amendoado, bochechas protusas, lábios finos e furinho em  uma das bochechas.Ela usa óculos grandes e redondos. Veste roupa preta e sobre essa uma vestimenta preta com estampa amarela com branco.Ao lado, círculo nas cores azul, verde, amarelo e laranja e sobre ele a fotografia circular de um livro. No topo da capa, que é amarela, centralizado, em preto: “Valdirene A. Armenara, Denise Stringhini, Maria Elizete Kukel”. Abaixo, em preto: “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior”.Abaixo, a ilustração de um capelo azul (chapéu de formatura) com detalhe amarelo  pendurado. Abaixo, símbolo e respectiva indicação: “DIALÉTICA, EDITORA”. Na capa do livro há ilustrações coloridas de: livros, planeta, microscópio, calculadoras e mãos unidas em cumprimento.Abaixo, sobre quadrilátero azul claro com cantos abaulados: “Palestrante: Me. Valdirene Armenara. Mais abaixo, no rodapé: logos da Univasf e do NAI. Centralizadas no rodapé logos da Univasf e do NAI.À direita, ao longo de toda a extensão do cartaz, uma figura com bordas irregulares preenchida com azul, verde, amarelo e laranja.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf irá realizar o Seminário Virtual “Autismo no Ensino Superior – Qual o papel docente?” no dia 18 de abril, de 15h às 17h. O evento é direcionado aos docentes da Univasf e tem como intuito abordar a temática de forma prática. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o início do evento.

Os docentes interessados devem se inscrever pelo formulário on-line. O link de transmissão será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição. Durante o seminário, serão abordados os dados obtidos numa pesquisa feita na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que faz um levantamento das estratégias adotadas na universidade para inclusão do autista no ensino superior; e o livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior”.

A coordenadora do NAI, Karla Danielle Maciel Luz, destaca que é importante a participação dos docentes no seminário, pois os autistas estão cada vez mais presentes na universidade. “Como professores, nós não temos formação para atender a esse público. O seminário busca preencher essa lacuna e ajudar a formar os docentes”, afirma.

registrado em: , , , ,