Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022 apresenta ações de capacitação para servidores

Notícias

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022 apresenta ações de capacitação para servidores

publicado: 10/03/2022 14h27 última modificação: 10/03/2022 14h27

Cursos, oficinas, treinamentos, rodas de conversa e outras ações de capacitação estão previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022, lançado na última sexta-feira (4) pela Progepe, por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD). As ações serão realizadas ao longo deste ano, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências que contribuam positivamente para a melhoria da qualidade de vida dos servidores e dos serviços prestados à comunidade pela Univasf.

O PDP 2022 conta com 35 ações com carga horária que varia de quatro a 60 horas. As ações foram propostas pelos servidores dos diversos setores que compõem a Univasf no Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento (LND) 2022. Também foram consideradas na elaboração do plano as avaliações de reação dos cursos de capacitação realizados durante o ano de 2021. O plano contém ainda as ações de desenvolvimento externas, que incluem ações de capacitação e cursos de educação formal.

A coordenadora de Capacitação e Desempenho, Kilma Matos, observa que as ações do PDP 2022 podem ser divididas em duas áreas principais: desenvolvimento humano e desenvolvimento profissional. Entre as ações da área de desenvolvimento humano destacam-se a “Oficina sobre Gestão Humana: autocuidado, afetos e produtividade” e o “II Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos, Racismo e Diversidade da Univasf”. Na área profissional, haverá, entre outros, os cursos “Intermediário de Microsoft Office” e o de “Métodos Quantitativos de Pesquisa”, muito demandados por diferentes setores.

De acordo com Kilma, as capacitações serão ofertadas a distância e possivelmente na modalidade presencial também, a depender dos desdobramentos da pandemia de Covid-19 nesse ano. “A experiência que tivemos com a oferta das ações de capacitação no formato remoto nos dois últimos anos foi muito positiva, porque entre outros aspectos, possibilitou a participação de servidores dos campi que estão fora da Sede. Então, nosso objetivo é retomar os encontros presenciais, mas também manter as ações remotas para continuar possibilitando essa participação de servidores de todos os campi”, afirma.

As inscrições para as capacitações serão divulgadas posteriormente, conforme aprovações das datas com os instrutores e as empresas parceiras. Os servidores interessados em participar das ações de capacitação deverão preencher o Termo de Compromisso (Anexo A do PDP), conforme modelo disponível no Sipac, assinar e enviar para a CCD. Para ações realizadas durante o horário de expediente é necessária também a assinatura da chefia imediata. Receberão certificado os servidores que obtiverem frequência mínima de 75% da carga horária total da ação de capacitação realizada.