Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Progepe busca servidores para integrar Grupos de Trabalho na área de Gestão de Pessoas

Notícias

Progepe busca servidores para integrar Grupos de Trabalho na área de Gestão de Pessoas

publicado: 06/09/2021 17h24 última modificação: 06/09/2021 17h24

A Univasf precisa implantar, num futuro próximo, dois programas na área de Gestão de Pessoas: o Programa Permanente de Dimensionamento de Pessoal e o Programa de Gestão por Competências. Para pensar e planejar as ações no âmbito desses programas, a Progepe está em busca de servidores das categorias docente e TAE interessados em compor dois Grupos de Trabalho (GTs), um para cada programa. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (10), por meio de formulário on-line.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ronald Mendes, explica que o Programa de Dimensionamento de Pessoal terá o papel de identificar as necessidades de cargos nas carreiras do Magistério Federal e de Técnico-Administrativo em Educação, bem como identificar a quantidade necessária de servidores e de perfis profissionais na Univasf. Ele esclarece que o Ministério da Economia já possui um Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP) que é um modelo referencial de dimensionamento de força de trabalho. A implantação do SISDIP ocorre em diversas etapas, num prazo de cinco meses. 

Já o Programa de Gestão por Competências visa possibilitar um mapeamento de competências organizacionais, setoriais e individuais na Univasf, bem como a identificação das necessidades de desenvolvimento. “Ainda não existe um modelo de sistema de gestão por competências disponibilizado pelos órgãos federais, mas trabalhamos com a possibilidade de ajustes de sistemas já existentes”, informa a coordenadora de Capacitação e Desempenho da Progepe, Kilma Matos. A implantação desse programa deve ocorrer num prazo máximo de 12 meses.

Ronald Mendes ressalta que é de grande importância a participação das categorias funcionais dos diversos campi nos dois GTs que estão em processo de formação. “Além da representatividade de todas as categorias e campi, essa participação dará mais transparência às discussões, possibilitando também avanços relevantes para a criação dos dois programas, que são muito importantes para a Gestão de Pessoas da Univasf e para o próprio desenvolvimento institucional”, afirma.