Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Yoga, meditação e autocuidado serão tema de live transmitida na segunda-feira (24) pelo Siass da Univasf

publicado: 21/08/2020 10h59 última modificação: 21/08/2020 14h23

Com o tema “Cuidar de si para cuidar do mundo”, será realizada na próxima segunda-feira (24) a quarta edição do Programa Vida – Valorizando Ideias e Despertando Ações, promovido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo da atividade é destacar a importância das ações de autocuidado para a vida e o bem-estar dos servidores da Universidade e proporcionar reflexões sobre diversas dimensões de saúde. A live acontece a partir das 19h30, através do Instagram do Siass.

Nesta edição, o Programa terá a participação dos professores de Yoga e meditação Leonardo Maurieli, coordenador do Movimento Tantra Yoga no Vale e estudante da graduação em Medicina da Univasf, e João José Borges, membro fundador do Consórcio Nacional de Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

De acordo com Leonardo Maurieli, durante a live, os instrutores irão falar sobre Yoga e meditação como instrumentos de emancipação dos indivíduos e a importância do autoconhecimento para melhorar a atuação de cada um no mundo. Também abordarão questões relacionadas às PICs, tratamentos que utilizam recursos baseados em conhecimentos tradicionais para promover saúde, concluindo a transmissão com a condução de um exercício para os participantes.

Sobre a edição desta semana, a servidora do setor de Promoção à Saúde do Siass Ana Isabel de Andrade, que integra a coordenação do Programa Vida, comenta que a live é uma resposta à pandemia e às mudanças sociais e econômicas deste período, que tem gerado instabilidade e sentimentos como ansiedade e depressão nas pessoas. “É importante trabalhar e discutir sobre a saúde mental dos servidores, com o objetivo de minimizar os danos que podem afetar a saúde das pessoas”, afirma.

O Programa VIDA – Valorizando Ideais e Despertando Ações teve início em julho e tem promovido quinzenalmente lives sobre temas diversos ligados à saúde, buscando desenvolver ações que impactem positivamente a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Univasf. A iniciativa conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).