Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2019

Notícias

Univasf lança edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2019

publicado: 18/01/2019 17h57 última modificação: 18/01/2019 17h57
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou hoje (18) o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2019. A Univasf oferta, este ano, 1.610 vagas para 30 cursos em sete campi, localizados nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que foram divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições no Sisu serão realizadas de 22 a 25 de janeiro. Nesta edição do Sisu, os candidatos selecionados na Chamada Regular para qualquer uma de suas opções de curso não poderão participar da Lista de Espera. Para se candidatar a uma das vagas da Univasf os interessados devem ter feito o Enem 2018 e não podem ter tirado zero na prova de Redação. Podem se inscrever candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para a matrícula. Nesta primeira edição do Sisu 2019, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme estabelece o Edital N° 1/2019.

A distribuição das vagas no PS-ICG 2019 ocorre de acordo com a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/12), que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinada à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para o PS-ICG 2019, conforme consta no edital e na lista abaixo. O quadro de vagas por curso está disponível no Anexo 1.

A novidade do processo seletivo deste ano é a oferta de vagas para os dois primeiros cursos do mais novo campus da Univasf, situado na cidade de Salgueiro (PE). Os cursos do Campus Salgueiro são Ciência da Computação e Engenharia de Produção, que terão 40 vagas cada um.

Todas as informações sobre o PS-ICG 2019 estão disponíveis no Portal do Processo Seletivo. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) pelo telefone (87) 2101-6764 e pelo e-mail srca@univasf.edu.br.

Modalidades de Concorrência:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.