Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > TV Caatinga

TV Caatinga

publicado 09/09/2016 15h52, última modificação 09/02/2017 10h45
Viva Caatinga! Barbeiro

Viva Caatinga! Barbeiro

Há 61 anos seu Francisco Manoel exerce a função de barbeiro na cidade de Juazeiro, no interior da Bahia. Conheceu o ramo desde muito cedo, quando testava nos parentes e vizinhos as habilidades da profissão que pretendia seguir. Hoje, aos 86 anos, seu Francisco permanece atuando e divide a rotina entre o trabalho e casa, nas cidades de Juazeiro e Petrolina.

publicado 12/04/2018 09h36 Multimídia
Vídeo de Transmissão da Abertura da II Jornada de Integração do HU

Vídeo de Transmissão da Abertura da II Jornada de Integração do HU

Vídeo de transmissão da cerimônia de abertura da II Jornada de Integração entre o Ensino, Pesquisa e Serviço do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco. O evento aconteceu entre os dias 26 a 28 de março, no campus da Univasf em Petrolina.

publicado 11/04/2018 16h08 Multimídia
Emprática – Deficiência na Escola

Emprática – Deficiência na Escola

A deficiência na escola e o que sente o professor na educação inclusiva, esse foi o tema do 1 º Emprática. O evento foi promovido por alunos de Psicologia da Univasf e aconteceu na ultima sexta-feira (6).

publicado 10/04/2018 13h49 Multimídia
Memória Sertão Praça Dom Malan

Memória Sertão Praça Dom Malan

O primeiro bispo da Diocese de Petrolina, Dom Antônio Maria Malan, foi uma importante liderança religiosa para a cidade pernambucana. O religioso se destacou por promover ações evangelizadoras e iniciar, com a ajuda do jornal O Pharol, o processo de comunicação entre as paróquias. A estátua localizada na praça em frente à catedral da cidade, além de homenagear o bispo, também completa o cenário no centro de Petrolina. Acompanhe!

publicado 10/04/2018 08h59 Multimídia
1º Ciclo de Palestras sobre Doenças Negligenciadas

1º Ciclo de Palestras sobre Doenças Negligenciadas

Hanseníase, tuberculose e febre amarela são algumas das doenças consideradas negligenciadas no Brasil. Há poucos investimentos para a pesquisa, tratamento e prevenção dessas enfermidades. Para minimizar esse problema, o Núcleo de Estudo em Zoonoses do Vale do São Francisco (Nezoon) realiza o 1º Ciclo de Palestras sobre Doenças Negligenciadas. Serão sete encontros até o mês de junho. A primeira palestra aconteceu neste sábado, 07, no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina.

publicado 09/04/2018 17h06 Multimídia
Sertão Saudável DST’s

Sertão Saudável DST’s

As doenças sexualmente transmissíveis afetam milhões de pessoas em todo o mundo. No estado de Pernambuco, os números dos últimos anos indicam crescimento dos casos de infectados. Nesse Sertão Saudável saiba mais sobre as DSTs.

publicado 09/04/2018 16h16 Multimídia
Viva Caatinga! Jatí

Viva Caatinga! Jatí

Conhecida pelo valor medicinal encontrado na própolis que produz, a Jatí faz parte do gênero de abelhas com ferrão atrofiado, isso quer dizer que elas não ferroam. No Viva Caatinga! de hoje conheça mais sobre a espécie.

publicado 05/04/2018 08h39 Multimídia
Projeto da Univasf leva inclusão digital para a terceira idade

Projeto da Univasf leva inclusão digital para a terceira idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. No entanto, ainda é grande a desinformação sobre as particularidades e desafios desse período de vida, principalmente sobre a relação dos idosos com as novas tecnologias. Por isso, um projeto de inclusão digital para a terceira idade foi criado dentro da Universidade Federal do Vale do São Francisco no início deste ano. A iniciativa está possibilitando o aprendizado no uso de computadores, tablets, smartphones e as ferramentas disponíveis na Internet. Conheça agora!

publicado 04/04/2018 10h09 Multimídia
Serviço de orientação para responsáveis por crianças e adolescentes

Serviço de orientação para responsáveis por crianças e adolescentes

Pais e cuidadores de crianças e adolescentes podem se deparar diariamente com diversas situações que exigem uma solução rápida e sábia, mas nem sempre sabem como lidar com os conflitos. Para auxiliar na convivência familiar, o Centro de Estudo e Práticas em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco oferece um serviço de orientação para esse público.

publicado 03/04/2018 09h22 Multimídia
Nossa Rua Marcelino Mota, em Euclides da Cunha

Nossa Rua Marcelino Mota, em Euclides da Cunha

Marcelino Mota foi o primeiro morador da rua que hoje leva seu nome. Como marceneiro, fabricou os bancos e cadeiras para a igreja do município, além de prestar diversos serviços para a comunidade. Confira agora quem foi Marcelino Mota.

publicado 02/04/2018 09h46 Multimídia
Sou Sertão com Gerson Guerreiro

Sou Sertão com Gerson Guerreiro

Natural de Juazeiro, no sertão baiano, o artista plástico Gérson Guerreiro transforma suas experiências cotidianas em obras que combinam imaginação e expressividade, cores vibrantes e traços originais. O trabalho do artista mantém uma temática diversificada. Entre as propostas, Gérson apresenta o Semiárido e ressalta as riquezas desses territórios nas telas que viajam o mundo. Confira agora no Sou Sertão.

publicado 30/03/2018 09h42 Multimídia
Viva Caatinga! Muquém

Viva Caatinga! Muquém

Você já ouviu falar no Muquém? A espécie é comum em solos arenosos, ocorre em algumas regiões da Caatinga e pode chegar a 20 metros de altura.

publicado 29/03/2018 10h16 Multimídia
II Jornada de Integração do HU - Univasf

II Jornada de Integração do HU - Univasf

Profissionais, residentes em saúde e estudantes de graduação estão reunidos na segunda edição da jornada de integração entre Ensino, Pesquisa e Serviço do HU-Univasf. A programação do evento conta com mesas redondas, minicursos e oficinas e vai até esta quarta (28).

publicado 28/03/2018 10h54 Multimídia
Ciência no Semiárido sobre o Projeto de Aterosclerose em Indígenas

Ciência no Semiárido sobre o Projeto de Aterosclerose em Indígenas

O Ciência no Semiárido mostra hoje uma pesquisa realizada pela primeira vez no Vale do São Francisco. Estudantes, professores e profissionais da saúde investigam a situação cardiovascular dos povos indígenas das comunidades Fulni-ô, no município de Águas Belas e Truká, em Cabrobó, ambos em Pernambuco. A pesquisa, desenvolvida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, também analisa a população urbana de Juazeiro, na Bahia e faz uma comparação dos resultados. Confira!

publicado 28/03/2018 10h25 Multimídia
Memória Sertão Museu do Cangaço

Memória Sertão Museu do Cangaço

Inaugurado em 1957, o antigo galpão da estação ferroviária de Serra Talhada, em Pernambuco, foi restaurado e transformado no Museu do Cangaço. O espaço abriga um acervo com diversas fotografias e uma série de objetos que remetem à época do cangaço, inclusive um baú que pertenceu à Lampião, o cangaceiro que ficou mais conhecido.

publicado 27/03/2018 08h58 Multimídia
Sabores da Caatinga Geleia de Umbu

Sabores da Caatinga Geleia de Umbu

Com diversos mecanismos para reter água em períodos de estiagem, o umbuzeiro é endêmico do Semiárido e um dos símbolos do bioma caatinga. No programa de hoje você vai aprender a fazer uma geleia com o fruto desta árvore. Confira!

publicado 26/03/2018 09h43 Multimídia
Expofarma 2018

Expofarma 2018

Divulgar o curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, estabelecer parcerias com instituições de ensino médio e apresentar conceitos da área da saúde. Esses são os objetivos da Expofarma, uma feira realizada pelo Colegiado de Farmácia e estudantes do curso. O evento aconteceu durante toda esta quinta-feira (22).

publicado 23/03/2018 13h42 Multimídia
Projeto Escola Verde comemora o Dia Mundial da Água

Projeto Escola Verde comemora o Dia Mundial da Água

Estudantes do ensino fundamental, médio, além da graduação e profissionais da área ambiental se reuniram na orla de Petrolina para comemorar o Dia Mundial da Água. O encontro foi promovido nesta quinta-feira (22) pelo projeto Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

publicado 23/03/2018 12h20 Multimídia
Viva Caatinga! Mestra de Coco

Viva Caatinga! Mestra de Coco

Orientar os componentes do samba de coco Irmãs Lopes é o papel da mestra Severina. Ela é a primeira mulher a comandar o grupo cultural que já tem mais de 100 anos de existência. Conheça mais sobre a sertaneja nesta edição do Viva Caatinga!

publicado 22/03/2018 10h48 Multimídia
A cultura semiárida é tema de estampas de roupas criadas por artesão euclidense

A cultura semiárida é tema de estampas de roupas criadas por artesão euclidense

Se para você não basta só amar, falar e defender o Semiárido, a reportagem de hoje vai mostrar outra forma de expressar sua identidade. Que tal vestir roupas com estampas da história, cultura e musicalidade dessa região? Essa é a proposta de um jovem artesão da cidade de Euclides da Cunha, na Bahia. Em 2017 ele passou a criar camisas, vestidos e até bolsas que estão atraindo o gosto de muita gente.

publicado 21/03/2018 11h17 Multimídia
A Guerra de Canudos não narrada em “Os Sertões”

A Guerra de Canudos não narrada em “Os Sertões”

Entre os anos de 1896 a 1897 o então Arraial Canudos, na Bahia, foi palco de um dos conflitos mais marcantes da história do Brasil. Mais de 20 mil pessoas morreram na luta entre militares e povos do Semiárido que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro. Dentre os vários relatos sobre essa história, os escritos do jornalista Euclides da Cunha, no livro Os Sertões (1902), ganharam destaque nacional e internacional. Mas, ao longo do tempo, outros autores e pesquisadores desvendaram características que não foram contadas pelo jornalista. A partilha de bens, as plantações e criação de animais são exemplos da história pouco divulgada. Nessa reportagem você vai conhecer algumas pesquisas e relembrar essa história.

publicado 20/03/2018 11h51 Multimídia
Inscrições abertas para o II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana

Inscrições abertas para o II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana

Minicursos e mesas redondas são parte da programação do II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana que acontece nos dias 27 e 28 de abril deste ano. As inscrições para o evento estão abertas.

publicado 19/03/2018 08h48 Multimídia
Projeto Cena da Serra – cinema em ação

Projeto Cena da Serra – cinema em ação

Promover um espaço de lazer e cultura para os moradores de São Raimundo Nonato, no Piauí. Essa é a proposta do projeto Cena da Serra - Cinema em Ação promovido pelo colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

publicado 16/03/2018 16h36 Multimídia
Entre um Café, uma Prosa com Nelton Friedrich

Entre um Café, uma Prosa com Nelton Friedrich

Agenda 2030 e impactos ambientais causados pela geração de energia são assuntos do Entre um Café, uma Prosa de hoje. Nesta edição conversamos com o especialista em desenvolvimento sustentável, Nelton Miguel Friedich.

publicado 16/03/2018 09h17 Multimídia
Meu Ambiente Integração dos rios São Francisco e Tocantins

Meu Ambiente Integração dos rios São Francisco e Tocantins

A caatinga e o cerrado ocupam juntos um terço do território brasileiro. Esses dois biomas estão presentes em 14 estados, além do Distrito Federal. Neles, dois rios fazem parte do ecossistema e são importantes para a manutenção da vida: o São Francisco e o Tocantins. Mas um projeto de integração entre as duas bacias está preocupando a população local, ambientalistas e pesquisadores da área. Afinal, quais são os possíveis impactos ambientais causados por uma integração, tendo em vista a crise hídrica que já ocorre nos dois rios?

publicado 15/03/2018 10h04 Multimídia
Viva Caatinga! Urubu de Cabeça Vermelha

Viva Caatinga! Urubu de Cabeça Vermelha

Espécie comum na região do Semiárido, o urubu de cabeça vermelha é considerado um dos faxineiros do ecossistema, isso porque ele consome os restos de animais mortos e evita que a carne apodrecida contamine o meio ambiente. No Viva Caatinga! de hoje conheça mais sobre essa ave.

publicado 14/03/2018 14h50 Multimídia
Memória Sertão Parque Estadual de Canudos

Memória Sertão Parque Estadual de Canudos

Fundado em 1986 pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, o Parque Estadual de Canudos guarda registros arqueológicos, históricos e antropológicos da guerra que aconteceu nesse município baiano. A luta travada entre os anos de 1896 e 1897 por militares e os povos do Semiárido que seguiam o beato Antônio Conselheiro, deixou marcas que até hoje podem ser vistas. São preservadas trincheiras, restos mortais, resquícios de objetos. Mas a sensação de estar no mesmo cenário onde aconteceu a Guerra de Canudos é uma das características mais marcantes da visita ao Parque.

publicado 13/03/2018 08h18 Multimídia
Niède Guidon recebe título de Doutora Honoris Causa da Univasf

Niède Guidon recebe título de Doutora Honoris Causa da Univasf

A arqueóloga Niède Guidon recebeu o primeiro título de Doutora Honoris Causa aos 85 anos de idade, completados nesta segunda-feira (12). A homenagem foi concedida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco como reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados pela pesquisadora no estudo, preservação e conservação do Parque Nacional Serra da Capivara. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (9), em São Raimundo Nonato, no Piauí.

publicado 12/03/2018 14h56 Multimídia
Sertão Saudável Suplementação Alimentar

Sertão Saudável Suplementação Alimentar

De uso comum em academias e entre os esportistas, os suplementos alimentares trazem benefícios ao corpo. Mas consumir esses produtos requer cuidados que nem sempre são seguidos. No Sertão Saudável de hoje saiba mais sobre os suplementos alimentares. Acompanhe!

publicado 12/03/2018 14h26 Multimídia
O Causo é Sério Sedentarismo

O Causo é Sério Sedentarismo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, pelo menos 60% da população do mundo não realiza atividade física necessária o suficiente para ter benefícios à saúde. O assunto é tão sério que o contador de causos Clenio Sandes resolveu colocar um tênis, uma roupa adequada e mostrar como é importante sair do sedentarismo. Acompanhe !

publicado 10/03/2018 10h30 Multimídia