Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > TV Caatinga - Galeria

TV Caatinga - Galeria

publicado 09/09/2016 15h52, última modificação 23/05/2023 13h27
UPE apresenta balanço de semestre suplementar e planejamento para 2021

UPE apresenta balanço de semestre suplementar e planejamento para 2021

O período suplementar oferecido em 2020 pela Universidade de Pernambuco teve duração de 10 semanas com disciplinas optativas. Para este semestre, a instituição aprovou que todas as disciplinas sejam ofertadas por meio do ensino híbrido. Ainda assim, o campus Petrolina vai permanecer com as atividades de maneira remota por questões de segurança. Quem detalha as informações é o coordenador setorial de graduação da UPE, Kleber Ferreira Costa.

publicado 29/01/2021 09h59 Multimídia
Universidade do Estado da Bahia segue com aulas remotas em 2021

Universidade do Estado da Bahia segue com aulas remotas em 2021

Com a suspensão das atividades presenciais no último ano, a Universidade do Estado da Bahia mobilizou a comunidade acadêmica com pesquisas diagnósticas para a retomada das aulas. Através de editais e bolsas que melhorassem a conectividade e os equipamentos dos estudantes, a instituição ofertou um semestre de 45 dias em 2020. Esse ano, o semestre letivo que começa no dia 1º de março, também acontece de forma remota. Mais detalhes com a Pró-reitora de ensino e graduação da Uneb, Eliene Maria da Silva.

publicado 28/01/2021 09h38 Multimídia
Prorrogada a submissão de trabalhos para o Simpósio de educação em solos

Prorrogada a submissão de trabalhos para o Simpósio de educação em solos

Termina no próximo domingo (31) o prazo para a submissão de trabalhos do X Simpósio brasileiro de educação em solos. A voz dos invisíveis na sociedade e na academia será o tema central desta décima edição que tem o objetivo de realizar debates sobre a ciência dos solos, promovendo diálogos com professores, discentes e vários setores da sociedade civil. O evento acontece de 2 a 5 de março totalmente online, em plataforma divulgada no site do simpósio. As atividades serão coordenadas pela Univasf em parceria com o IF Baiano Santa Inês e a Universidade Estadual de Santa Cruz. Os detalhes da programação você confere agora com a presidente do simpósio, professora Carmem Miranda. Acompanhe

publicado 27/01/2021 09h09 Multimídia
Secretaria de saúde da Bahia faz balanço da primeira semana de vacinação

Secretaria de saúde da Bahia faz balanço da primeira semana de vacinação

O público alvo da primeira fase de vacinação no Semiárido baiano já está sendo imunizado contra a covid-19. Profissionais de saúde, idosos e indígenas foram os contemplados com a primeira dose da coronavac. Para as próximas etapas, o estado deve disponibilizar para a população a vacina da Oxford. Confira os detalhes com o coordenador do núcleo norte da Secretaria de saúde da Bahia, Pedro Alcântara.

publicado 26/01/2021 11h28 Multimídia
Se Liga Univasf 149

Se Liga Univasf 149

Na edição 149 do Se Liga você confere a prorrogação do prazo dos processos seletivos da Sead para tutor de atendimento especializado destinado a estudante com deficiência auditiva e tutor na modalidade presencial e online/presencial. Tem também informações sobre como solicitar documentos e serviços na Univasf e as inscrições para o curso de especialização oferecido pela agência Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

publicado 25/01/2021 09h30 Multimídia
Respostas às dúvidas mais comuns sobre a vacinação

Respostas às dúvidas mais comuns sobre a vacinação

Com a autorização do uso emergencial das vacinas coronavac e da Universidade de Oxford contra a covid-19 no Brasil, muitas dúvidas sobre a imunização, eficácia e o fim da pandemia surgiram. O médico, cientista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, André Báfica, esclarece alguns dos questionamentos mais comuns. Acompanhe!

publicado 22/01/2021 10h11 Multimídia
Esclarecimentos sobre variantes do novo coronavírus

Esclarecimentos sobre variantes do novo coronavírus

A confirmação da presença de novas variantes do coronavírus no mundo todo e também no Brasil já está mobilizando novas pesquisas. De acordo com cientistas, apesar das novas cepas do vírus não parecerem mais agressivas, elas podem ter um maior nível de transmissão. O professor do colegiado de Medicina da Univasf, Ricardo Lima, detalha o que se sabe sobre essas variantes. Acompanhe.

publicado 21/01/2021 09h16 Multimídia
Grupo de extensão da Univasf lança e-book gratuito

Grupo de extensão da Univasf lança e-book gratuito

Acontece hoje (20), a partir das 7h da noite, o lançamento do e-book gratuito sobre a caprinocultura leiteira. Tecnologias aplicadas para a produção de leite de cabra e principais queijos produzidos no país estão entre os conteúdos disponíveis no material produzido pelo grupo de estudos em caprinos leiteiros da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Confira agora os detalhes do lançamento com o professor do colegiado de Medicina veterinária da Univasf e coordenador do projeto, Daniel Menezes.

publicado 20/01/2021 10h52 Multimídia
Pernambuco se organiza para começar vacinação

Pernambuco se organiza para começar vacinação

Idosos com mais de 70 anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas, esses são os grupos prioritários no plano de vacinação do governo de Pernambuco. Segundo a equipe técnica da Secretaria estadual de Saúde, já foi entregue aos municípios pernambucanos o quantitativo suficiente de seringas para a aplicação das doses da vacina. Confira agora mais informações do plano de vacinação com a Superintendente de imunizações da Secretaria de saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

publicado 19/01/2021 08h48 Multimídia
Se Liga Univasf 148

Se Liga Univasf 148

Na edição 148 do Se Liga Univasf você vai conferir informações sobre o lançamento da primeira coletânea de e-books do grupo de estudos em caprinocultura leiteira e o encerramento das inscrições para o programa de pós-graduação em arqueologia. Também tem reforço sobre os editais das duas chamadas internas de seleção para professor formador. Acompanhe!

publicado 18/01/2021 09h50 Multimídia
Piauí elabora plano de vacinação do estado

Piauí elabora plano de vacinação do estado

A Secretaria de estado da saúde do Piauí elaborou um plano estratégico para o início da vacinação contra a covid-19, que pode acontecer ainda esse mês. O plano prevê a imunização dividida em quatro fases, priorizando os trabalhadores de saúde, idosos e pessoas com comorbidades. As doses que serão oferecidas são da farmacêutica Astrazeneca. Confira hoje os detalhes sobre o plano com a Diretora de vigilância e atenção à saúde da Secretaria de saúde do Piauí, Cristiane Moura Fé. Terça-feira você confere o planejamento de Pernambuco.

publicado 15/01/2021 11h44 Multimídia
Policlínica da Univasf faz balanço das atividades em 2020

Policlínica da Univasf faz balanço das atividades em 2020

No ano de 2020 a Policlínica da Univasf atendeu pacientes exclusivamente com Covid-19, com um total de 20 leitos de UTI em funcionamento. O espaço realiza atendimentos ambulatoriais e exames, mas com a pandemia, esses procedimentos foram suspensos para a instalação de leitos para pacientes que precisavam de internamento. Acompanhe agora o balanço das ações realizadas na Policlínica e saiba que serviços já voltaram a funcionar no local com o Superintendente HU-Univasf/ Ebserh, Itamar Santos.

publicado 14/01/2021 11h02 Multimídia
Hospital universitário promove Janeiro Branco

Hospital universitário promove Janeiro Branco

O Hospital Universitário da Univasf realiza esse mês a campanha "janeiro branco, todo cuidado conta". A inciativa enfatiza o cuidado e atenção com a saúde mental e emocional de todos. Confira a programação e as ações desenvolvidas pelo projeto com a psicóloga organizacional do hospital, Rúbia Castro.

publicado 13/01/2021 10h20 Multimídia
Univasf faz balanço de semestre suplementar e divulga calendário acadêmico

Univasf faz balanço de semestre suplementar e divulga calendário acadêmico

Reformulação de calendário acadêmico, capacitação de professores e técnicos, além de editais para a oferta de notebooks e chips telefônicos para estudantes. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas pela Univasf para o formato remoto em 2020. O calendário acadêmico de 2021 foi aprovado e já está disponível para acesso. Quem detalha as ações da Universidade é o Pró-reitor de ensino em exercício da Univasf, professor Júlio Melo. Acompanhe!

publicado 12/01/2021 09h15 Multimídia
Se Liga Univasf 147

Se Liga Univasf 147

Confira nessa edição do Se Liga Univasf o calendário acadêmico para os próximos semestres da Universidade Federal do Vale do São Francisco, o X Simpósio brasileiro de educação em solos e o prazo de inscrição para o programa de pós-graduação em Agronomia. Tem ainda as ações do Hospital Universitário na campanha do janeiro branco.

publicado 11/01/2021 09h35 Multimídia
Sabores da Caatinga Xerém com costela suína

Sabores da Caatinga Xerém com costela suína

Rica em tiamina, mais conhecida como vitamina B1, a carne suína sempre esteve na mesa de muitos nordestinos. Por isso hoje você vai aprender como fazer uma receita tradicional do nordeste, o xerém, prato preparado com grãos de milho, acompanhado pela costela suína. Essa edição do Sabores da Caatinga foi gravada de maneira remota. Confira!

publicado 08/01/2021 09h44 Multimídia
Facape permanece com atividades remotas em 2021

Facape permanece com atividades remotas em 2021

Por meio das ferramentas digitais, os dois semestres de 2020 da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, agora Faculdade de Petrolina, foram concluídos de maneira remota. O planejamento para o ano de 2021 prevê a permanência das atividades online e a implantação do curso de Medicina. Saiba mais informações com o presidente da instituição, Antônio Habib.

publicado 07/01/2021 09h27 Multimídia
IF Sertão faz balanço das aulas remotas durante a pandemia

IF Sertão faz balanço das aulas remotas durante a pandemia

Capacitação dos servidores, adaptação dos calendários acadêmicos e elaboração de editais através da assistência estudantil para o acesso tecnológico dos estudantes. Essas foram algumas das ações que o Instituto Federal do Sertão Pernambucano desenvolveu para se adaptar à nova realidade do ensino remoto. A instituição inicia o ano finalizando o semestre 2020.2 e já se prepara para o período de 2021.1. Confira mais informações com a Pró-reitora de ensino do IF Sertão, professora Socorro Tavares. Acompanhe!

publicado 06/01/2021 11h03 Multimídia
Se Liga Univasf 146

Se Liga Univasf 146

Na edição 146 do Se Liga Univasf você confere as chamadas internas para seleção de professor formador da Sead, as inscrições para residência médica e o lançamento de e-books que contam com a participação de pesquisadores da Univasf. Acompanhe!

publicado 04/01/2021 10h20 Multimídia
Entre um Café, uma Prosa com Luis Cláudio Correia

Entre um Café, uma Prosa com Luis Cláudio Correia

No programa de hoje, gravado antes da pandemia, vamos abordar algumas reflexões sobre a medicina baseada em evidências, entre outros temas. Por isso, o convidado desta edição do Entre um Café, uma Prosa é o cardiologista Luis Cláudio Correia, uma das referências no debate desse tipo de metodologia. Acompanhe!

publicado 01/01/2021 11h21 Multimídia
Aprenda a fazer um centro de mesa para a ceia de final de ano

Aprenda a fazer um centro de mesa para a ceia de final de ano

A nossa última exibição de 2020 vai te ajudar a preparar uma decoração com o que você tem em casa para deixar sua noite de final de ano mais bonita. Quem vai ensinar pra gente a montar um centro de mesa é a artesã e decoradora, Maria das Graças Alves. Vivemos um ano de adaptações e de cuidado com nós mesmos e com o próximo e, mesmo com todas as dificuldades de um ano de pandemia, conseguimos continuar produzindo conteúdo educativo pra você. A equipe da TV Caatinga te deseja um feliz ano novo. Nos vemos em 2021, ou seja, amanhã.

publicado 31/12/2020 11h05 Multimídia
Orientações para prevenir e tratar acnes e irritações formadas pelo uso da máscara

Orientações para prevenir e tratar acnes e irritações formadas pelo uso da máscara

O uso necessário e obrigatório da máscara de proteção no combate a disseminação do novo coronavírus pode ser um dos responsáveis pelo surgimento de acne e irritações na pele. O problema é causado porque o acessório aumenta a umidade e oleosidade no rosto. A professora do colegiado de Medicina e dermatologista, Tânia Moreno, orienta sobre como agir ao notar essas reações, sem deixar de lado o uso da máscara. Acompanhe.

publicado 30/12/2020 10h30 Multimídia
Esclarecimentos sobre as repercussões da covid-19 em fumantes

Esclarecimentos sobre as repercussões da covid-19 em fumantes

As pessoas fumantes são consideradas do grupo de risco da covid-19 porque uma das consequências do consumo do tabaco é o comprometimento do sistema respiratório, uma combinação que pode ser fatal. Além da atenção redobrada nesse período de pandemia, o momento também pode servir para tentar pôr um fim no consumo do cigarro. Para esclarecer mais sobre esse assunto, convidamos a pneumologista e professora do curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Maristela Sestelo. Acompanhe.

publicado 29/12/2020 09h44 Multimídia
Se Liga Univasf 145

Se Liga Univasf 145

Na edição 145 do Se Liga Univasf confira sobre o fim do prazo para a seleção de tutor de atendimento educacional especializado de estudante com deficiência auditiva. Você também acompanha os prazos de inscrições para o programa de pós-graduação em Biociências e Arqueologia, além dos alunos da Univasf que tiveram trabalhos em destaque.

publicado 28/12/2020 10h11 Multimídia
Projeto da Univasf e parceiros atenderá indígenas da região no combate à covid-19

Projeto da Univasf e parceiros atenderá indígenas da região no combate à covid-19

A nova fase do projeto de aterosclerose em indígenas da Univasf vai auxiliar as populações localizadas no Vale do São Francisco também no enfrentamento da pandemia da covid-19. As ações serão realizadas com a colaboração de outras instituições como a Fiocruz da Bahia e Pernambuco e a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. A pesquisa é uma continuação de atividades que são realizadas desde 2016. Confira na reportagem.

publicado 25/12/2020 09h38 Multimídia
Sabores da Caatinga Escondidinho de Carne de Sol

Sabores da Caatinga Escondidinho de Carne de Sol

Típica do nordeste, a carne que usa o sal como método de conservação ganhou inúmeras receitas ao longo dos anos. Hoje você vai aprender um prato que tem como o ingrediente principal a carne de sol. A receita é um escondidinho para sua festa de fim de ano. Acompanhe o Sabores da Caatinga para saber como preparar!

publicado 24/12/2020 09h53 Multimídia
Liga acadêmica multidisciplinar reúne cursos de graduação para o estudo da dor

Liga acadêmica multidisciplinar reúne cursos de graduação para o estudo da dor

A Liga acadêmica multidisciplinar para o estudo da dor reúne diversos cursos de graduação da Univasf para estudar o desconforto nas mais variadas características, desde o físico até o psicológico. O grupo conta com a participação de alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Educação Física além de profissionais colaboradores e regularmente promove eventos sobre saúde física e mental. Saiba mais sobre as ações e atividades desenvolvidas pela Lamed com a professora do colegiado de Medicina e coordenadora da liga, Aline Cavalcanti.

publicado 23/12/2020 10h51 Multimídia
Cuidados para evitar a doença enterotoxemia em caprinos e ovinos

Cuidados para evitar a doença enterotoxemia em caprinos e ovinos

Após o período de chuva ocorre a renovação das folhagens de diversas espécies na vegetação da caatinga. Se os animais, como os caprinos e ovinos, fizerem a ingestão dessas plantas, a mudança repentina na alimentação pode resultar na doença enterotoxemia. Por isso os criadores precisam ficar atentos. A Embrapa Semiárido registrou diversos casos do mal na região e chegou a emitir um alerta para os produtores. Convidamos a veterinária e pesquisadora da instituição, Josir Laine Veschi, para explicar mais detalhes sobre essa doença. Adiantamos que a enfermidade não é transmissível, nem impacta nos produtos derivados do rebanho. Confira!

publicado 22/12/2020 09h20 Multimídia
Se liga Univasf 144

Se liga Univasf 144

No Se Liga Univasf da semana você confere uma roda de conversa sobre saúde mental das mulheres negras e um encontro online do projeto clube de leitura, leia mulheres Juazeiro. Nessa edição também tem informações sobre o edital para credenciamento permanente do programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola da Univasf e a suspensão dos atendimentos remotos do plantão psicológico do Ceppsi. Acompanhe!

publicado 21/12/2020 09h12 Multimídia
Viva Caatinga! Youtuber

Viva Caatinga! Youtuber

Usar as redes sociais para despertar o interesse pela Física. Confira no Viva Caatinga! como um Youtuber de Curaçá, na Bahia, usa uma linguagem simples e contextualizada com o Semiárido para explicar os fenômenos da natureza. Nessa reportagem gravada antes da pandemia da covid-19, o estudante de licenciatura em Física do IF Sertão campus Petrolina, Clisman Araújo, explica através da física, por exemplo, como as barquinhas conseguem trafegar sobre as águas do rio São Francisco e por que a nossa região é tão quente.

publicado 18/12/2020 12h08 Multimídia