Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > TV Caatinga - Galeria

TV Caatinga - Galeria

publicado 09/09/2016 15h52, última modificação 23/05/2023 13h27
Viva Caatinga! Youtuber

Viva Caatinga! Youtuber

Usar as redes sociais para despertar o interesse pela Física. Confira no Viva Caatinga! como um Youtuber de Curaçá, na Bahia, usa uma linguagem simples e contextualizada com o Semiárido para explicar os fenômenos da natureza. Nessa reportagem gravada antes da pandemia da covid-19, o estudante de licenciatura em Física do IF Sertão campus Petrolina, Clisman Araújo, explica através da física, por exemplo, como as barquinhas conseguem trafegar sobre as águas do rio São Francisco e por que a nossa região é tão quente.

publicado 18/12/2020 12h08 Multimídia
Upe lança livro nos 5 anos de programa de pós-graduação

Upe lança livro nos 5 anos de programa de pós-graduação

Acontece hoje (17) o lançamento de um livro que é resultado do trabalho desenvolvido por egressos, alunos e professores do programa de pós-graduação em Formação de professores e práticas interdisciplinares da Universidade de Pernambuco. O evento online começa às sete da noite e faz parte da comemoração dos cincos anos do mestrado no Semiárido pernambucano. Saiba onde estará disponível o link de acesso ao evento e outras informações com a coordenadora do programa e professora da UPE, Raimunda Áurea de Sousa. Acompanhe!

publicado 17/12/2020 10h01 Multimídia
Poeta sertaneja é premiada na 62ª edição do prêmio Jabuti

Poeta sertaneja é premiada na 62ª edição do prêmio Jabuti

A obra vencedora da categoria livro do ano na 62ª do prêmio Jabuti é de autoria de uma sertaneja, natural de Bodocó, no sertão de Pernambuco. O livro "Solo para Vialejo" é um poema sobre uma viagem do litoral ao sertão, contando histórias pessoais da autora, das cidades e das pessoas encontradas ao longo do caminho. A poeta, primeira pernambucana a ganhar nessa categoria do prêmio Jabuti, Cida Pedrosa, traz os detalhes. Acompanhe!

publicado 16/12/2020 09h55 Multimídia
Compulsão alimentar durante o distanciamento físico

Compulsão alimentar durante o distanciamento físico

Devido ao maior tempo dentro de casa, muitas pessoas podem desencadear o processo de compulsão alimentar. O fácil acesso a produtos industrializados, problemas psicológicos ou comportamentais podem ser alguns dos fatores determinantes para o consumo exagerado de alimentos durante esse período. A professora do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Sibery dos Anjos, traz detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

publicado 15/12/2020 10h02 Multimídia
Se Liga Univasf 143

Se Liga Univasf 143

Na edição 143 do Se Liga, você confere informações sobre o início da 13º edição da Scientex, o último encontro do I webinário sobre saúde-doença em tempos de crise e o 8º ciclo de palestras técnicas infra, que acontecem na próxima quarta-feira (16). Tem ainda informações dos processos seletivos do projeto Escola Verde e de tutor de atendimento educacional especializado. Você também acompanha a nomeação da docente da Univasf como embaixadora do movimento Parent Science.

publicado 14/12/2020 10h01 Multimídia
Sabores da Caatinga Galinha à Cabidela

Sabores da Caatinga Galinha à Cabidela

Galinhas caipiras apresentam cor, textura e consistência diferente do frango, de rápido desenvolvimento. A ave também é usada para fazer o prato galinha à cabidela, receita tradicional da gastronomia de Portugal que foi incorporada e adaptada à cultura nordestina. Nessa edição do Sabores da Caatinga, gravada antes da pandemia da covid-19, você vai aprender como fazer este prato. Acompanhe!

publicado 11/12/2020 10h35 Multimídia
Orientações de como usar o PIX com segurança

Orientações de como usar o PIX com segurança

Já está em funcionamento no país o sistema de pagamento instantâneo, o PIX. Sem custo adicional para os clientes dos bancos efetuarem transações financeiras, essa nova operação requer cuidados com a segurança dos dados fornecidos. Saiba as vantagens e desvantagens do novo sistema com o professor do colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, Alan Carvalho. Acompanhe!

publicado 10/12/2020 10h48 Multimídia
A importância da higienização de itens de maquiagem

A importância da higienização de itens de maquiagem

O compartilhamento de itens de maquiagem e cosméticos geralmente já é motivo de preocupação, pois pode causar infecções e transmissão de fungos. Durante a pandemia, esse alerta é ainda maior, já que o contato com objetos contaminados também pode transmitir o vírus da covid-19. Acompanhe mais detalhes com a dermatologista do Hospital Universitário da Univasf, Paulyane Sampaio.

publicado 09/12/2020 10h11 Multimídia
Encontro sobre ciência e inovação mobiliza instituições do Vale do São Francisco

Encontro sobre ciência e inovação mobiliza instituições do Vale do São Francisco

Ações em desenvolvimento que servem de exemplo, possibilidades de projetos inovadores para a região e lançamento de um edital para bolsas de pesquisa. Essas foram algumas das atividades do primeiro encontro interinstitucional de ciência, pesquisa e inovação do Vale do São Francisco. No evento, que aconteceu na última quinta e sexta-feira (4) no Cineteatro do campus sede da Univasf, em Petrolina, teve ainda a formalização de uma parceria da Univasf com o governo da Bahia. Confira na reportagem.

publicado 08/12/2020 11h27 Multimídia
Se Liga Univasf 142

Se Liga Univasf 142

No boletim 142 fique por dentro de mais uma atividade do primeiro ciclo de práticas educativas para o ensino digital, que acontece hoje (7). Tem informações de mais uma edição do diálogos em rede e da abertura de uma jornada sobre psicologia do esporte, que serão realizadas na quarta-feira. Confira ainda os prazos para inscrição como ouvinte na XIII Scientex, do mestrado em Psicologia da Univasf e sobre a premiação de uma egressa da Univasf em um evento internacional.

publicado 07/12/2020 09h56 Multimídia
Egressa da Univasf recebe menção honrosa na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia

Egressa da Univasf recebe menção honrosa na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia

Um trabalho de conclusão de curso realizado na Univasf que estudou o encarceramento das classes populares pelo sistema prisional brasileiro recebeu menção honrosa na 32ª reunião brasileira de Antropologia. A pesquisa apurou aspectos do século XIX para entender as características de repressão no sistema prisional hoje. Saiba os detalhes do trabalho com a egressa do curso de Ciências Sociais da Univasf, Izabel Cristina Castro.

publicado 04/12/2020 10h01 Multimídia
Projeto da Univasf é vice-campeão em competição de robótica

Projeto da Univasf é vice-campeão em competição de robótica

Aplicar algoritmos de inteligência artificial em um ambiente que simula a realidade para ser utilizado em diversos projetos de automação. Esse é um dos objetivos do futebol de robôs simulados 2D, categoria em que o Futvasf, projeto de iniciação científica da Univasf, conquistou a segunda posição na Competição Brasileira de Robótica, o maior evento universitário da área no Brasil. Confira com o estudante do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf e líder da equipe vencedora, Victor Gabriel Ferreira, os detalhes sobre o evento e a importância do título para a Universidade . Acompanhe!

publicado 03/12/2020 10h14 Multimídia
Univasf promove Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação no Vale do São Francisco

Univasf promove Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação no Vale do São Francisco

Acontece amanhã (3) e sexta-feira um encontro que tem o objetivo de discutir e articular demandas de ciência, pesquisa e inovação. O evento vai ocorrer com atividades remotas e presenciais no auditório do campus sede da Univasf, em Petrolina. A comunidade acadêmica e externa pode participar e a confirmação da presença deve ser feita via e-mail. O encontro é organizado pela Universidade e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. Quem traz outras informações é o pró-reitor pro tempore de extensão da Univasf, Deranor de Oliveira.

publicado 02/12/2020 10h17 Multimídia
Instituições assinam protocolo para a cooperação técnica em projetos de sustentabilidade

Instituições assinam protocolo para a cooperação técnica em projetos de sustentabilidade

Definir ações e projetos sustentáveis que levem em consideração o combate à pobreza são alguns dos objetivos da cooperação técnica formalizada no I fórum regional de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na mineração. O protocolo de intenções foi assinado pela Univasf, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral e a Mineração Caraíba. No evento, realizado na última sexta-feira (27) na Univasf, campus Juazeiro, também houve debate sobre outros temas relacionados à exploração de minérios na região. Confira.

publicado 01/12/2020 12h52 Multimídia

Se Liga Univasf 141

Confira no Se Liga o retorno remoto das atividades da Unidade de palhaçada intensiva da Univasf, o próximo tema do ciclo de debates promovido pelo colegiado de Ciências Sociais e os prazos de inscrições para o programa da pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf. Essa edição também traz informações sobre o exame nacional de acesso ao mestrado profissional em Matemática e o processo seletivo do doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Acompanhe!

publicado 30/11/2020 10h23 Multimídia
Univasf realiza programação no mês das consciências negras

Univasf realiza programação no mês das consciências negras

Na próxima segunda-feira (30) acontece uma entrevista virtual com o vice-presidente da Associação Quilombola de Lagoinha, Zemar Silva, para debater assuntos que vão desde realidade dos povos quilombolas até as possibilidades futuras para essas comunidades. A programação faz parte da 11ª edição do mês das consciências negras da Univasf, organizada pelo Núcleo de estudos étnicos e afro-brasileiros Abdias Nascimento- Ruth de Souza. O evento será transmitido pelo perfil do instagram @neafrarunivasf a partir das 11h30 da manhã. Mais informações com o professor do colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Nilton Almeida.

publicado 27/11/2020 10h16 Multimídia
Inscrições para fórum regional sobre sustentabilidade e mineração

Inscrições para fórum regional sobre sustentabilidade e mineração

Acontece nesta sexta-feira (27) o primeiro fórum regional de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na mineração. O evento vai debater o desenvolvimento sustentável e definir as políticas sociais relacionadas à agenda 2030. A inscrição é gratuita e a programação contará com duas mesas redondas ao longo da manhã e da tarde, além de apresentações culturais. Mais informações sobre as instituições parceiras da realização e detalhes do evento com a professora do colegiado de Medicina Veterinária da Univasf e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf, UFRPE e Uneb, Márcia Bento.

publicado 26/11/2020 09h39 Multimídia
Univasf promove I Simpósio Multidisciplinar de Cefaleias

Univasf promove I Simpósio Multidisciplinar de Cefaleias

Terminam amanhã (26) as inscrições para o I Simpósio Multidisciplinar de Cefaleias. O evento, que acontece na próxima sexta-feira e sábado, vai abordar questões como o diagnóstico de cefaleias, tratamento e riscos da automedicação. As inscrições podem ser feitas no instagram da Liga acadêmica multidisciplinar para o estudo da dor e os participantes vão receber certificado. Saiba mais informações com a professora do colegiado de Medicina na Univasf, Luciene Seixas. Acompanhe!

publicado 25/11/2020 11h26 Multimídia
Univasf realiza o XIV encontro semestral de carreiras

Univasf realiza o XIV encontro semestral de carreiras

Acontece hoje (24) o segundo dia de atividades do décimo quarto encontro semestral de carreiras da Univasf. Nesta edição, que também será online, os palestrantes vão abordar temas relacionados às oportunidades e experiências no setor público. Saiba mais detalhes sobre o evento e a programação com o professor do colegiado de Engenharia de Produção do campus Juazeiro e coordenador do mestrado profissional em Administração Pública da Univasf, Francisco Pinheiro.

publicado 24/11/2020 10h35 Multimídia
Se Liga Univasf 140

Se Liga Univasf 140

Confira no Se Liga as informações sobre a chamada pública de aproveitamento de candidatos aprovados em concurso para professor da carreira do magistério superior e a 14ª edição do Encontro Semestral de Carreiras da Univasf. Essa edição também tem os detalhes sobre o encerramento das inscrições da primeira fase do processo seletivo da Liga acadêmica de medicina de família e comunidade e o 1º Simpósio de Nanobiotecnologia do Vale do São Francisco. Acompanhe!

publicado 23/11/2020 10h22 Multimídia
Começa segunda-feira o prazo de inscrição e submissão de trabalhos para a 13ª edição da Scientex

Começa segunda-feira o prazo de inscrição e submissão de trabalhos para a 13ª edição da Scientex

Inicia na próxima segunda-feira (23) o período de inscrições e submissões de trabalhos para a 13ª edição da Scientex. Estudantes podem se inscrever e enviar trabalhos até o domingo no site do evento. A iniciativa, que acontece todos os anos, tem o objetivo de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Univasf. Em 2020 a Scientex acontece de forma online de 14 a 17 de dezembro. Quem detalha as informações é o pró-reitor pro tempore de extensão da Univasf, Deranor de Oliveira. Acompanhe!

publicado 20/11/2020 10h00 Multimídia
Projeto da Univasf realiza 2º palestra gratuita sobre automação para leigos

Projeto da Univasf realiza 2º palestra gratuita sobre automação para leigos

Estão abertas as inscrições para a segunda palestra do projeto inclusão digital por meio da internet das coisas. A programação deve ensinar aos participantes tecnologias que podem ser utilizadas para enviar comandos e automatizar diversos mecanismos. O evento acontece no próximo sábado (21), a partir das 19h e será transmitido pela plataforma google meet. O link para se inscrever está disponível no site do colegiado de Engenharia da Computação. Confira os detalhes com o coordenador do projeto e professor do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Mario Godoy.

publicado 19/11/2020 10h25 Multimídia
Projeto da Univasf segue com produção de álcool e itens de higiene

Projeto da Univasf segue com produção de álcool e itens de higiene

O projeto “Produção de itens de higiene pessoal, limpeza e desinfecção” da Univasf iniciou uma nova etapa e agora passou a produzir também álcool em gel e sabonete líquido. Essa ação foi uma das contempladas com recursos do Governo Federal para o combate à pandemia da covid-19. A equipe está realizando as atividades no laboratório farmacotécnico hospitalar, instalado da Policlínica do campus sede em Petrolina. Mais detalhes com a professora do colegiado de Farmácia da Univasf e coordenadora do projeto, Joyce Kelly Marinheiro.

publicado 18/11/2020 13h22 Multimídia
Liga de Medicina Esportiva da Univasf promove simpósio sobre traumatologia

Liga de Medicina Esportiva da Univasf promove simpósio sobre traumatologia

Estão abertas até a próxima quinta-feira (19) as inscrições para o primeiro simpósio de traumatologia e Medicina do Esporte do Vale do São Francisco. O evento online começa no mesmo dia, é gratuito e terá certificação das palestras com os especialistas, por exemplo, das áreas de Fisioterapia, Ortopedia e Educação Física. Saiba mais com a estudante de Medicina e presidente da liga de Medicina Esportiva do Vale do São Francisco do campus Petrolina, Yane Karine Martins.

publicado 17/11/2020 12h22 Multimídia
Se Liga Univasf 139

Se Liga Univasf 139

O Se Liga Univasf está de volta de forma remota. Nesta edição, saiba sobre a abertura do encontro nacional sobre animais abandonados em campi universitários, que acontece hoje (16). Confira ainda uma campanha solidária para ajudar abrigos de idosos, o prazo da inscrição no mestrado em Educação Física da Univasf e um livro lançado pelo professor de Ciências Sociais da Univasf, Alexandre Reis. Confira!

publicado 16/11/2020 17h15 Multimídia
Herbário Vale do São Francisco promove hoje (13) live em comemoração aos 15 anos

Herbário Vale do São Francisco promove hoje (13) live em comemoração aos 15 anos

Hoje (13), às três horas da tarde, acontece uma live em comemoração aos 15 anos de fundação do Herbário Vale do São Francisco. O evento tem o objetivo de discutir a botânica em tempos de pandemia e a necessidade do resgate da biodiversidade brasileira. A live conta com a participação de outros curadores e pesquisadores e vai ser transmitida através do canal no youtube da RTV Caatinga Univasf. Confira mais detalhes com o professor do colegiado de Ciências Biológicas da Univasf e curador do herbário, José Alves de Siqueira.

publicado 13/11/2020 09h54 Multimídia
Alerta para evitar queimaduras provocadas pelo álcool 70%

Alerta para evitar queimaduras provocadas pelo álcool 70%

Desde o início da pandemia da covid-19, o álcool 70% é quase um item obrigatório para higienização pessoal e de objetos. Mas o uso incorreto do líquido pode acarretar problemas que vão desde incêndios à queimaduras graves pelo corpo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Pernambuco está entre os estados com maior número de casos no Brasil. O chefe do centro de tratamento de queimados do Hospital da Restauração de Pernambuco e vice presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Marcos Barreto, orienta sobre os cuidados quanto ao uso desse produto. Acompanhe!

publicado 12/11/2020 09h57 Multimídia
Projeto Unati promove série de vídeos sobre saúde mental

Projeto Unati promove série de vídeos sobre saúde mental

O projeto Unati em movimento iniciou uma série de vídeos sobre saúde mental. A iniciativa que começou em julho por meio de conteúdos que estimulam a atividade física, agora conta com vídeos sobre o bem-estar psicológico dos idosos. O material é elaborado por uma equipe interdisciplinar da área de Psicologia e é disponibilizado às quartas-feiras no canal do projeto Unati no youtube e no instagram. Saiba mais informações com o professor do colegiado de Educação Física, Marcelo de Maio.

publicado 11/11/2020 10h46 Multimídia
TRE elabora medidas de segurança para eleitores e mesários no dia da votação

TRE elabora medidas de segurança para eleitores e mesários no dia da votação

Domingo (15) os brasileiros voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Por isso, a justiça eleitoral precisou criar algumas regras para esse momento atípico que estamos vivenciando. Horário preferencial para pessoas acima de 60 anos, uso de máscara e distanciamento físico são alguns dos protocolos de segurança. Confira mais informações com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Marivaldo Mendes.

publicado 10/11/2020 11h03 Multimídia
Orientações para os eleitores nesse período eleitoral

Orientações para os eleitores nesse período eleitoral

No próximo domingo (15) acontecem as eleições municipais em todo país. Hoje você vai entender como funcionam os mandatos coletivos, quais aplicativos e sites estão disponíveis para identificar informações falsas e os canais de denúncia de práticas irregulares dos candidatos. Confira as orientações com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Marivaldo Mendes. Amanhã vamos abordar as regras determinadas pelo TRE para o dia da votação nesse ano pandêmico.

publicado 09/11/2020 10h25 Multimídia