Critérios de Divulgação
A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) é a unidade responsável pelo planejamento e pela execução das ações de comunicação da Universidade, em consonância com a missão, visão e valores institucionais. Atua no desenvolvimento de planos e ações estratégicas que buscam a construção da imagem institucional e a excelência na interação entre a Univasf e seus mais variados públicos, apoiada em dois eixos principais: Informação e Comunicação Institucional.
São veículos/produtos de comunicação sob responsabilidade da Ascom:
I – Notícias jornalísticas na capa do portal;
II - Notícias jornalísticas no portal do servidor;
III – Informativo Univasf Notícias;
IV – Informativo Semana do Reitor;
V – Clipping;
VI – Atualização de conteúdos no campo ‘Eventos’ no site;
VII – Divulgação nas redes sociais;
VIII – Agendamento de entrevistas.
Solicitações de produção de materiais jornalísticos
- Podem sugerir pautas ou temas para materiais jornalísticos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.
- Caberá ao corpo técnico da Ascom decidir quais demandas serão atendidas de acordo com critérios de noticiabilidade e disponibilidade de recursos humanos e materiais.
- Os materiais jornalísticos devem estar relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação, à gestão e outros assuntos institucionais.
- As solicitações e/ou sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail ascom@univasf.edu.br.
- Em caso de impossibilidade de atendimento da demanda pela Ascom, o demandante será informado, após o recebimento da solicitação.
- A Ascom poderá, a qualquer tempo, requerer esclarecimentos aos demandantes sobre as solicitações encaminhadas.
Atendimento e produção de materiais jornalísticos
- Caberá à Ascom decidir o veículo de comunicação a ser utilizado para a divulgação solicitada, a partir da análise do conteúdo e do público a quem se destina e de acordo com as estratégias de comunicação estabelecidas por esta Assessoria.
- A decisão de publicação é de exclusiva responsabilidade da Ascom, com base na compreensão técnica dos servidores de seu quadro, considerando os critérios estabelecidos nestas diretrizes.
- Os conteúdos publicados nos veículos de comunicação sob responsabilidade da Ascom devem, prioritariamente, estar relacionados com as atividades desenvolvidas no âmbito da Univasf.
Critérios de Noticiabilidade
- As sugestões/demandas serão avaliadas, pela equipe de profissionais de comunicação da Ascom, de acordo com os critérios de noticiabilidade abaixo:
I – Amplitude/impacto: entendendo-se como o número de pessoas envolvidas;
II – Atualidade;
III – Ineditismo;
IV – Novidade;
V – Inovação: entendendo-se como fatos/estudos/produtos novos ou que apresentem transformação/evolução;
VI – Notoriedade: relativo ao grau de notoriedade ou influência de um indivíduo;
VII – Proximidade: entendida como área geográfica de abrangência da notícia;
VIII – Relevância: entendida como capacidade de o acontecimento incidir ou ter impacto sobre pessoas ou comunidades;
IX – Repercussão: entendida como o que se produz ou acontece envolvendo a Univasf e que repercute na comunidade, e vice-versa;
X – Utilidade/serviço.
As sugestões/demandas de materiais jornalísticos não necessitam atender, obrigatoriamente, a todos os critérios.
- Não serão atendidas solicitações que ocorram com prazo inferior a três dias úteis entre o pedido e a data dos eventos/atividades.
- Não serão atendidos pedidos considerados de interesse individual ou promoção pessoal, de acordo com o princípio da impessoalidade que rege o serviço público.
- Não serão divulgados conteúdos com caráter político-partidário, trabalhista, sindical, movimentos estudantis e demais associações representativas, eleitoral ou comercial.
- A Ascom não replica solicitação recebida com textos prontos.
- Os textos jornalísticos não serão enviados aos solicitantes/entrevistados para aprovação e/ou edição, ficando a cargo do jornalista autor a decisão de solicitar revisões de trechos ou termos técnicos em casos de assuntos complexos.
- O uso de fotos, tabelas e ilustrações nos textos jornalísticos será decidido pela Ascom, e a produção desses itens estará condicionada à disponibilidade de recursos humanos e materiais.
- O pedido não será atendido caso não se enquadre em critérios jornalísticos ou se não houver disponibilidade de recursos humanos ou materiais.
- A produção de notícias provenientes de cobertura de eventos será realizada em até 4 dias úteis após a sua realização. Ressalta-se que a Ascom não dispõe de fotógrafos profissionais para registros fotográficos. A Ascom realiza o acompanhamento apenas para produção de conteúdo de teor jornalístico.
Publicação de Notas de Pesar
Os critérios utilizados pela Ascom para publicação de nota de pesar observam o vínculo da pessoa falecida com a universidade, sendo tais notas emitidas na seção de Notícias do Portal Institucional em casos de:
I – Falecimento de estudante que tenha vínculo com a Univasf no momento de sua morte;
II – Falecimento de servidor técnico e docente (ativo ou aposentado) e funcionário terceirizado;
III – Falecimento de pessoa que tenha prestado serviços de notável importância para a Univasf;
IV – Outros casos serão analisados pela equipe de comunicação da Ascom.
- Também serão publicadas notas de pesar por meio do Portal do Servidor, nos seguintes casos:
I – Falecimento de pessoa da família de servidor técnico e docente (ativo ou aposentado) e funcionário terceirizado, com vínculo de primeiro grau (pais, filhos e companheiros/cônjuges).
- Não serão publicadas notas de pesar nas redes sociais oficiais da Univasf.
Considerações finais
- A Ascom reserva-se o direito de recusar solicitações que não atendam aos requisitos de prazo e de informações necessários para divulgação.
- Casos omissos serão avaliados pela equipe da Ascom.