Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf começa nesta segunda-feira (21)

Notícias

15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf começa nesta segunda-feira (21)

publicado: 18/11/2022 15h33 última modificação: 18/11/2022 15h33
Júlia Mendes


Fachada do Complexo Multieventos, onde o evento será realizado.

Com o tema "200 anos de Ciência e Produção do Conhecimento: 18 anos de Univasf, parte dessa história", a 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá início nesta segunda-feira (21), às 8h, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). O evento, que visa divulgar a produção acadêmica da Univasf, terá atividades até quinta-feira (24) e segue com as inscrições abertas para palestras e mesas redondas até domingo (20). 

Toda a comunidade acadêmica e externa pode se inscrever pelo site do evento. A programação desta edição será composta por apresentações de trabalhos realizadas por discentes, docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf, palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas. A solenidade de abertura será realizada às 8h da segunda-feira (21) com a presença dos pró-reitores de Ensino, Adelson Dias de Oliveira; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Patrícia Nicola; e de Extensão, Anderson Miranda de Souza. Das 8h30 às 10h30, será realizada a conferência de abertura com a professora Tânia Maria Hetkowski, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que irá abordar a temática central do evento.  

Durante a manhã do primeiro dia, serão realizadas quatro palestras, das quais destacam-se “Relatividade de Klein”, ministrada pelo professor Francisco Arthur Pinheiro Alves Júnior, do Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT); e “Medicina Veterinária do Coletivo na educação infantil uma alternativa de transformação social”, ministrada pelo professor Alexandre Redson, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVet). No turno da tarde haverá apresentações orais das jornadas e mostras de ensino, pesquisa e extensão. Para a noite, foram programadas três palestras e uma mesa redonda, que terá como tema “Desafios da assistência técnica em habitação de interesse social no Vale do São Francisco”, com mediação do arquiteto da Univasf Fernando Kursancew. 

No segundo dia de programação (22) serão realizados 16 minicursos, atividades na 1ª Feira de Ciências do Colégio Integrado Rui Barbosa, apresentações orais, quatro palestras e uma mesa redonda. No terceiro dia (23) serão realizados 17 minicursos, apresentações de posters da 17ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), 11ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e Extensão (Proex), uma mesa redonda e a capacitação docente, com o tema “Comunicação não violenta”, além de oito oficinas no turno da noite.  

O último dia de evento (24) está destinado para a apresentação dos trabalhos da Mostra de Pós-Graduação (MPG), apresentação dos Lócus na Mostra de Inovação, além da Palestra PET-Saúde, com o tema “Saúde mental e trabalho”, e premiações para os melhores trabalhos da 15ª Scientex. A programação detalhada do evento está disponível no site. 

Haverá ônibus saindo dos campi Serra da Capivara, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Salgueiro para o transporte de estudantes e professores que irão participar do evento. Para mais informações sobre dias e horários de saída de cada campus os interessados devem procurar a coordenação dos cursos.  

A 15ª Scientex é organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Mais informações sobre a 15ª Scientex também podem ser acessadas no Instagram.