Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf acontece de 22 a 24 de novembro

publicado: 10/11/2023 08h58 última modificação: 10/11/2023 08h58

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, no período de 22 a 24 de novembro, a 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), principal evento acadêmico anual da instituição. O tema central desta edição, que acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE), é “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública”. O evento inclui mostras e jornadas científicas com os trabalhos realizados pelos pesquisadores na graduação e pós-graduação da Universidade. Também haverá minicursos, mesas redondas e atividades diversas. As inscrições para ouvintes estão abertas para comunidade acadêmica e externa.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site até o dia 14 de novembro ou no dia do evento. Até o momento estão inscritos na Scientex mais de 1.300 participantes e foram submetidos 660 trabalhos. A cerimônia de abertura será realizada no Cineteatro, a partir das 14h. A seguir, às 16h, acontecerá uma palestra ministrada pela coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Carla Maia Einsiedle, que abordará o tema central do evento “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública”.

Na 16ª Scientex, serão realizadas a 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 18ª Mostra de Extensão, a 18ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 15ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 12ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 12ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 12ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), a 11ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA) , a 5ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP), a 2ª Mostra do CIEB Rui Barbosa e a 1ª Mostra de Pedagogia. A programação completa está disponível no site.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maria Helena Tavares de Matos, o evento contribui para a divulgação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. “Esperamos que a Scientex seja um momento de troca de conhecimento e experiências entre docentes e discentes das mais diversas áreas, fortalecendo o ensino, a extensão, a pesquisa e a inovação na Univasf”, enfatiza Maria Helena.

Será oferecido no Campus Juazeiro um alojamento para os estudantes dos campi fora da região sede, mas os discentes precisam levar colchonete e roupa de cama e banho. O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex). A organização da 16ª Scientex conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Toda a programação e outras informações sobre a 16ª Scientex também podem ser encontradas no Instagram.