Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf acontece no Campus Sede em novembro

publicado: 05/10/2023 16h41 última modificação: 05/10/2023 16h41

“Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública” é o tema central da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será realizada no Campus Sede, em Petrolina (PE), de 22 a 24 de novembro. A Scientex é o principal evento acadêmico anual da Univasf, reunindo mostras e jornadas científicas com os trabalhos realizados pelos pesquisadores na graduação e pós-graduação da Universidade. Esta edição também promoverá minicursos, mesas redondas e atividades diversas, numa extensa programação. A Scientex é aberta à participação de toda a comunidade acadêmica e externa. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Nesta Scientex, serão realizadas a 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 18ª Mostra de Extensão, a 18ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 15ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 12ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 12ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 12ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), a 11ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA) , a 5ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP), a 2ª Mostra do CIEB Rui Barbosa e a 1ª Mostra de Pedagogia.

O prazo para submissão de trabalhos vai até 10 de outubro. A inscrição dos trabalhos deve ser feita por meio de formulários específicos para cada chamada, disponíveis no site da 16ª Scientex, no portal da Univasf. Já as inscrições para participação nos minicursos e mesas redondas devem ser feitas até 17 de outubro por meio deste link.

A conferência de abertura irá abordar o tema central do evento “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública” e será ministrada pela coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Carla Maia Einsiedle. A abertura da Scientex será realizada no Cineteatro, a partir das 14h. A programação do evento está disponível no site.

O pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, destaca que a Scientex é de grande relevância para a comunidade acadêmica da Univasf por possibilitar o encontro de ideias, discussões e conhecimento, fortalecendo o papel da Universidade para a formação e troca de saberes. “A Scientex é uma oportunidade para os discentes, docentes e demais pesquisadores apresentarem e discutirem seus trabalhos com a comunidade acadêmica, e apresentarem os resultados para a comunidade externa, evidenciando a contribuição da Univasf para a região”, afirma Ribeiro.

O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex). A organização da 16ª Scientex conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Toda a programação e outras informações sobre a 16ª Scientex também podem ser encontradas no Instagram.