Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf começa nesta quarta-feira (22)

publicado: 21/11/2023 17h06 última modificação: 21/11/2023 17h06

A 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começa nesta quarta-feira (22) no Campus Sede, em Petrolina (PE). Esta edição, cujo tema central é “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública”, tem uma programação diversificada, composta por mostras e jornadas científicas que irão apresentar os trabalhos realizados pelos pesquisadores na graduação e pós-graduação, além da realização de minicursos, palestras, mesas redondas e outras atividades. A Scientex é aberta a toda a comunidade e acontece até sexta-feira (24).

A programação de amanhã terá início às 8h, com a realização de minicursos. A partir das 10h, será realizada a palestra sobre o tema “CNPEM de portas abertas, fortalecendo a ciência, a tecnologia e a inovação”, a ser ministrada pelo professor Rodrigo Barbosa Capaz, um dos diretores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A palestra será no Cineteatro do Campus Sede.

A cerimônia de abertura da Scientex será realizada a partir das 14h, também no Cineteatro. Às 16h, haverá uma palestra a ser proferida pela coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Carla Maia Einsiedle. A palestrante falará sobre o tema central do evento “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública”.

Mostras e Jornadas - Na 16ª Scientex, serão realizadas a 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 18ª Mostra de Extensão, a 18ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 15ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 12ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 12ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 12ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), a 11ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA) , a 5ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP), a 2ª Mostra do CIEB Rui Barbosa e a 1ª Mostra de Pedagogia. Algumas atividades ocorrerão no Campus Juazeiro, conforme consta no site do evento. A programação completa está disponível no site e no Instagram do evento.

Esta edição da Scientex é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex). A organização do evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).