Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Colóquio Univasf em Foco apresenta cursos e formas de ingresso pelo Sisu para estudantes do ensino médio

publicado: 09/11/2022 15h48 última modificação: 09/11/2022 15h48
Renata Freitas

Estudantes do ensino médio de escolas de Juazeiro participaram do evento.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu na manhã de ontem (8) estudantes do ensino médio do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia – Unidade Juazeiro (CIEB) Rui Barbosa e de outras escolas da cidade. Eles participaram do 1º Colóquio Univasf em Foco: O Sisu e seus Desdobramentos para Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf, realizado pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro.

O evento contou com a presença do pró-reitor de Ensino da Univasf, Adelson de Oliveira; da secretária de Registro e Controle Acadêmico, Samara Régia de Andrade; do professor do Colegiado de Ciências Sociais Nilton de Almeida; do coordenador pedagógico do CIEB Rui Barbosa, Clériston Andrade; e de professores do CIEBB. Na plateia do Multieventos, cerca de 400 estudantes das três séries do ensino médio assistiram atentamente às informações apresentadas sobre os cursos de graduação ofertados pela Univasf, o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as várias modalidades de inscrição, a política de assistência estudantil. O professor Nilton de Almeida fez uma palestra sobre cotas e políticas afirmativas e a secretária da SRCA, Samara Andrade, falou sobre a documentação exigida e a importância dos candidatos estarem atentos aos documentos necessários para a matrícula.

A estudante Maria Eduarda Moreira Bento Torres, do 3º ano do CIEBB Rui Barbosa, está pensando em cursar Farmácia ou Psicologia. Para ela, participar do colóquio foi uma boa oportunidade para esclarecer questionamentos sobre o ensino superior e a carreira profissional. “Gostei muito, porque nos informamos sobre os cursos da Univasf e tiramos dúvidas sobre o Sisu. A gente tem muitas dúvidas sobre que carreira seguir, então, vai ajudar nisso também”, disse.

Na foto, da esquerda para a direita, estão Clériston Andrade, Adelson de Oliveira e Samara de Andrade.

Com a escolha do curso já definida, a estudante Sthephany Maia, que está no 3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, fez questão de participar do colóquio para saber mais sobre as formas de ingresso na Univasf. “É extraordinário para os alunos ter mais contato com a universidade”, afirmou. Sthephany quer fazer Medicina e aproveitou o momento para se informar sobre os dois cursos de Medicina da Univasf, ofertados nos campi localizados em Petrolina e em Paulo Afonso. “Foi uma palestra muito importante”, comentou.

O coordenador pedagógico do CIEB Rui Barbosa, Clériston Andrade, disse que esta foi a primeira ação realizada em parceria com a Univasf voltada a informar os estudantes sobre os cursos e o ingresso na Instituição. Na opinião dele, aproximar a Universidade dos estudantes do ensino médio contribui para fortalecer a imagem das Universidades públicas e da Ciência perante essa geração, despertando seu interesse pelo Enem, Sisu e por buscar uma formação de nível superior. “É importante para que os jovens possam vislumbrar uma carreira sólida a partir da formação universitária e do saber científico”, observou Andrade.

O pró-reitor de Ensino, Adelson de Oliveira, enfatizou para os estudantes presentes que a Univasf é uma universidade pública, que oferece ensino superior gratuito de qualidade para todos.  Para ele, a aproximação da Univasf com a educação básica é essencial e é preciso avançar na divulgação dos cursos oferecidos, assim como garantir que o acesso e a permanência na Universidade seja expandido, principalmente para os estudantes de escolas da região. “Dialogar com os estudantes do ensino médio para esclarecer questões básicas para provocá-los a ingressar na Univasf ou em outra instituição pública é o que motiva a nossa ação. Mostrar para esses estudantes que eles podem e devem ocupar os espaços da Univasf, que é uma instituição pública e gratuita é necessário e urgente”, frisou Oliveira.

A realização do 1º Colóquio Univasf em Foco: o Sisu e seus Desdobramentos para Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf é uma iniciativa da SRCA. A secretária Samara de Andrade, que encerrou o evento apresentando o formato do edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG), lançado anualmente pela Univasf, destacou que 50% das vagas disponíveis nos cursos da instituição são reservadas para as políticas afirmativas, como determina a Lei N° 12.711/2012. Ela também esclareceu as várias modalidades de ingresso nos cursos e falou sobre a Bonificação de Inclusão Regional, recentemente aprovada com sua abrangência ampliada pelo Conselho Universitário (Conuni).

A expectativa, segundo Samara, é dar continuidade ao projeto. “Esperamos ampliar o evento nos próximos anos com o objetivo de atingir um público maior, levando a discussão sobre temas importantes como políticas de permanência no ensino superior, cotas e modalidades e grupos de concorrência existentes no Sisu para alunos do ensino médio de toda a região”, concluiu a secretária.