Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário da Univasf aprova Bonificação de Inclusão Regional

Conselho Universitário da Univasf aprova Bonificação de Inclusão Regional

publicado: 31/10/2022 10h21 última modificação: 31/10/2022 10h21
Renata Freitas

O Conselho Universitário (Conuni), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou a implantação da Bonificação de Inclusão Regional para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Instituição. A Resolução Nº 10/2022, que institui a política afirmativa, foi aprovada na última quarta-feira (26) em Reunião Extraordinária do Conuni, realizada de forma on-line e transmitida pelo canal da TV Caatinga no Youtube. A Bonificação de Inclusão Regional já estará em vigor no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.

A bonificação será adotada para ingresso em todos os cursos de graduação ofertados nos sete campi da Instituição, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O bônus de inclusão regional corresponde a um acréscimo de 10% à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das Regiões Geográficas previstas na Resolução Nº 10/2022.

A Bonificação de Inclusão Regional foi adotada pela primeira vez na Univasf no Sisu 2022, pela Decisão Nº 110/2021 do Conuni. Assim como agora, o bônus foi utilizado para ingresso em todos os cursos de graduação presenciais. Mas a nova resolução ampliou as Regiões Geográficas cujos estudantes poderão ser beneficiados pela política afirmativa. Além das Regiões Geográficas Intermediárias nas quais a Univasf possui campus, foram incluídas as Regiões Geográficas Imediatas de Delmiro Gouveia (AL), Nossa Senhora da Glória (SE) e Serra Talhada (PE). Os municípios que integram todas essas regiões estão disponíveis no Anexo 1 da Resolução Nº 10/2022, que determina que esta relação deverá ser atualizada anualmente, em conformidade com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A normativa também determina a criação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Ação Afirmativa de Bonificação Regional, que deverá acompanhar sua implementação na Univasf. A Resolução Nº 10/2022 está disponível para download na página dos sistemas do Conuni e neste link