Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Compreendendo como agimos no isolamento: explicações psicanalíticas” será tema do Café com Ideias de hoje (30)

Notícias

“Compreendendo como agimos no isolamento: explicações psicanalíticas” será tema do Café com Ideias de hoje (30)

publicado: 30/07/2020 15h25 última modificação: 30/07/2020 15h25
Renata Freitas

O projeto de extensão Café com Ideias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará hoje (30) uma live sobre o tema “Compreendendo como agimos no isolamento: explicações psicanalíticas”. A transmissão acontecerá pelo canal Autism Education, no YouTube, a partir das 17h. A live terá a participação da psicanalista, comunicóloga e documentarista Raquel Silva Rocha.

A convidada desta edição é graduada em Comunicação Social - Rádio e TV e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), especialista em Saúde Mental e psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise em Intensão e Extensão (SOBPIEX). Raquel Rocha, que também é documentarista e apresentadora de TV, produziu e dirigiu cinco documentários sobre a história regional do sul da Bahia.

A discussão de hoje tem o objetivo de pontuar origens de problemas humanos sob o viés da psicanálise freudiana, refletir sobre alguns sintomas do isolamento e suas possíveis causas; e ponderar maneiras de lidar com esses sintomas a partir do autoconhecimento e ressignificação de ideias.

As lives do Café com Ideias são mediadas pela coordenadora do projeto, Gisele Shaw, professora do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Univasf. O projeto é realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC).