Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “O Bicho da Seda e a Nanotecnologia” é tema de live da Univasf nesta quinta-feira (5)

publicado: 04/05/2022 14h15 última modificação: 04/05/2022 14h30
Júlia R. Mendes

Difundir conhecimentos sobre a tecnologia com materiais naturais. É com esse intuito que será realizada, nesta quinta-feira (5), a live “O bicho da seda e a nanotecnologia”. A discussão será transmitida pelo canal Ciência Popular no YouTube, a partir das 19h, e terá a participação do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Sidney José de Lima Ribeiro. O evento, que acontece com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Academia Pernambucana de Ciências, é aberto a todos os interessados.

O palestrante Sidney José de Lima Ribeiro é diretor e professor do Instituto de Química da Unesp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Ele desenvolve projetos que envolvem polímeros naturais, híbridos orgânicos-inorgânicos, guias de luz, materiais porosos e marcadores luminescentes para Medicina.

A discussão será mediada pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf, Helinando Pequeno de Oliveira, fundador do canal Ciência Popular, e irá abordar o trabalho de pesquisa que o convidado vem desenvolvendo no Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica, aplicações em fotônica e em medicina das fibras naturais. Ao final da palestra, o público terá 30 minutos para perguntas.

De acordo com Oliveira, a temática de tecnologia com materiais naturais é muito necessária para a ciência atual, uma vez que os sintéticos e derivados de petróleo já provocam muitos problemas. “Desenvolver tecnologia com produtos que não sejam derivados do petróleo é uma condição muito importante para os novos produtos que serão desenvolvidos”, pontua o professor, que ressalta que a estrutura da fibra do bicho da seda está dentro desses produtos naturais com muitas vantagens sobre os petroquímicos.