Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Pessoas negras no cinema estadunidense: representações e estereótipos” será tema discutido hoje (24) em Ciclo de Palestras da Univasf

publicado: 24/03/2021 11h30 última modificação: 24/03/2021 11h30
Layla Shasta

Discutir aspectos psicossociais e socioculturais relacionados às áreas de educação, saúde, educação física e qualidade de vida de maneira interdisciplinar. Este é o objetivo do Ciclo Internacional de Palestras do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que realiza hoje (24) uma palestra on-line. Nesta edição, o tema a ser discutido será “Pessoas negras no cinema estadunidense: representações e estereótipos”. A palestra será transmitida através do canal do Gipeef no Youtube, a partir das 17h30, e conta com a participação da docente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Ivete Almeida.

A palestrante convidada é mestra e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e tem como área de concentração de pesquisa estudos sobre a história visual da cultura brasileira de matriz Africana e da cultura Africana. A proposta do encontro on-line é refletir sobre a presença e os estereótipos das pessoas negras no cinema, apresentando o trabalho do historiador de cinema Donald Bogle e os padrões de representação que o pesquisador identifica. Durante a transmissão, estará disponível um link para assinatura de presença e obtenção de certificado.

Esta é a segunda palestra do Ciclo do Gipeef, que possui periodicidade semanal. De acordo com o docente do Colegiado de Educação Física da Univasf e líder do Gipeef, Ramon Missias-Moreira, questões como o racismo muitas vezes são refletidas no cinema e na sociedade como um todo, por isso, segundo o docente, é importante promover debates sobre essa temática, visto que há uma forte necessidade de descolonizar o conhecimento e os padrões impostos indevidamente à nossa comunidade. Mais informações sobre as palestras, como a divulgação das próximas atividades, podem ser encontradas no Instagram e no site do grupo.

O Ciclo Internacional de Palestras possui parcerias com pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de universidades como a Universidade do Porto, em Portugal, e a Universidade Autônoma do México, além de outras instituições destes países e, ainda, da Espanha, França e Itália. O Gipeef, grupo responsável por esta ação, é vinculado ao curso de Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Univasf. O objetivo do projeto é desenvolver trabalhos de pesquisa e extensão sobre temas como qualidade de vida e representações sociais, priorizando estudar a população em sua diversidade.