Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Vivências, inspirações e possibilidades da prática docente em Geografia” é tema de evento do Colegiado de Geografia da Univasf

publicado: 18/06/2021 16h06 última modificação: 18/06/2021 16h06
Júlia R. Mendes

Em alusão ao Dia do Professor de Geografia, celebrado em 26 de junho, o Colegiado de Geografia (CGEO), do Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará uma roda de conversa comemorativa. Com a temática “Vivências, inspirações e possibilidades da prática docente em Geografia”, a roda de conversa acontecerá no dia 25 de junho, às 19h, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento, que é destinado a toda a comunidade interna e externa.

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. Há 100 vagas disponíveis. A roda de conversa terá participação das professoras Ana Paula da Silva, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Rede Salesiana; Luciana Carvalho Silva, também da UPE e da rede municipal de ensino; Juliana Araújo Santos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da rede estadual de ensino; e da professora Yolanda Aparecida de Castro Almeida, da Uneb. O debate será mediado pelas professoras do CGEO Paula Dagnone e Lucia Fabiana. A roda de conversa irá promover um ambiente para debate e reflexão sobre as experiências e os desafios da docência em Geografia.

O professor do CGEO Sirius Oliveira Souza, que integra a organização do evento, aponta que o momento atual é de negacionismo e ataque à ciência, educação e desvalorização das licenciaturas. “Realizar um evento que discuta e valorize uma licenciatura é afirmar nossa existência, importância e resistência”, pontua. Souza lembra que o país não se desenvolverá sem a devida valorização e cuidado pela educação e, consequentemente, dos profissionais de licenciatura.

O link para a sala onde acontecerá o evento será enviado para o e-mail dos inscritos no dia da roda de conversa. O Dia do Professor de Geografia foi estabelecido em 26 de junho por ter sido a data da promulgação da Lei Nº 6.664/1979, que regulamenta a profissão de Geógrafo.