Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 8º Fórum de Mobilização Antimanicomial está com inscrições abertas

8º Fórum de Mobilização Antimanicomial está com inscrições abertas

publicado: 05/04/2018 15h22 última modificação: 05/04/2018 15h22
Jaislane Ribeiro
8º Fórum de Mobilização Antimanicomial acontecerá em maio, junto com a 5ª Mostra de Atenção Psicossocial.

Discutir e trazer reflexões sobre a saúde mental é uma das propostas do 8º Fórum de Mobilização Antimanicomial, que será realizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá de 15 a 17 de maio no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O prazo para submissão de trabalhos vai até 10 de abril.

O Fórum está direcionado aos profissionais da rede do sistema de saúde mental, usuários, professores e estudantes da área da Saúde.  Para participar é preciso preencher o formulário online. Quem deseja apresentar trabalhos deve consultar as normas de submissão, disponíveis no site do evento.

Para a professora do Colegiado de Psicologia e organizadora do evento Bárbara Cabral, o encontro é um momento democrático de extrema importância, pois as pessoas trocam informações e compartilham saberes. “O Fórum é um movimento de luta. Debatemos sobre o respeito às pessoas com deficiência mental. Ainda é preciso discutir os locais e como essas pessoas são recebidas”, frisa.

A temática desta edição do Fórum de Mobilização Antimanicomial é “Pelo cuidado em liberdade: na luta vamos viver” e surgiu após a participação do Numans na Caravana Sertaneja em um encontro realizado em dezembro de 2017, na cidade de Bauru (SP), que marcou os 30 anos da luta antimanicomial no país.

O evento irá contar com o apoio da Gerência de Saúde Mental de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) e da Rede Solitária. Na programação do Fórum, haverá a 5ª Mostra de Atenção Psicossocial, um espaço de relatos de experiências divididos em vários eixos. A programação completa será divulgada em breve, pelo site do evento.

O Fórum de Mobilização Antimanicomial acontece na região desde 2009, sempre dialogando sobre a saúde mental. A primeira edição teve como tema central “Loucura em Movimento”. A proposta partiu de um grupo de estudantes da disciplina de Saúde Mental I, do curso de Psicologia da Univasf.