Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Semana do Reitor – 16 a 20/10/23

A Semana do Reitor – 16 a 20/10/23

publicado: 23/10/2023 16h33 última modificação: 23/10/2023 16h33

Visita de ex-deputado federal

O reitor Telio Nobre Leite recebeu em seu gabinete, na Reitoria, o ex-deputado federal Gonzaga Patriota. O encontro ocorreu na manhã da segunda-feira (16).

Apresentação da aeronave do projeto F-Carranca

Na segunda-feira (16) à noite, o reitor Telio Nobre Leite esteve presente na apresentação da aeronave desenvolvida pela equipe F-carranca, do projeto de extensão Aerodesign SAE Univasf. A equipe participará da 25ª Competição SAE Brasil Aerodesign, será realizada de 2 a 5 de novembro, em São José dos Campos (SP).

Seminário Nacional para Fortalecimento das Ifes e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica

A partir da terça-feira (17), o reitor Telio Leite cumpriu agenda em Brasília. Na terça (17) e na quarta-feira (18), ele participou do Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), no auditório do Inep. O seminário reuniu reitores e demais gestores das Ifes de todo o Brasil, além de servidores e colaboradores do MEC.

Convênio com EBC para concessão de canais de TV e Rádio

Na tarde da terça-feira (17), o reitor Telio Nobre Leite assinou convênio com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para a concessão de canais de TV e rádio para a Univasf. A solenidade, que marcou a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) com o estabelecimento de parcerias entre a EBC e as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Camilo Santana, da Educação; e Juscelino Filho, das Comunicações; além dos dirigentes da EBC e da Andifes e dos reitores das universidades federais.

Encontro com deputada federal Lídice da Mata

Na terça-feira (17), o reitor Telio Nobre Leite e a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, tiveram um encontro com a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Na ocasião, foram discutidas emendas parlamentares para as duas instituições para o ano de 2024.

Reunião com deputado federal Carlos Veras

Também nesta mesma data, o reitor Telio Leite reuniu-se com o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), coordenador da bancada de Pernambuco na Câmara Federal. O encontro teve como objetivo discutir investimentos para a Univasf.

163ª Extraordinária Reunião do Conselho Pleno da Andifes

Para encerrar os compromissos em Brasília, o reitor Telio Nobre Leite participou da 163ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na quinta-feira (19). Entre os assuntos discutidos destacam-se a situação orçamentária das universidades federais e a previsão para o próximo ano, considerando o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024.

Posse da nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciências

Na sexta-feira (20) pela manhã, no Recife (PE), o reitor Telio Nobre Leite participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciências (APC) para o biênio 2023-2025, da qual faz parte o professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado do Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf. Oliveira tomou posse como 2º vice-presidente da APC. A solenidade, realizada no auditório do Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, situado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Pimentel Avelar; do secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo; do deputado federal Lucas Ramos e outras autoridades.

Mesa sobre desafios da educação superior e reunião do Consórcio Pernambuco Universitas

O reitor Telio Leite também participou da mesa redonda sobre os Desafios da Educação Superior no Brasil, no III Encontro de Ciência e Tecnologia da Academia Pernambucana de Ciência (APC), realizado na sexta-feira (20), durante o período da tarde. E à noite, o reitor esteve presente à reunião do Consórcio Pernambuco Universitas, do qual fazem parte as Universidades Católica de Pernambuco (Unicap), de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além da Univasf e dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Entre os assuntos discutidos destaca-se a criação do Núcleo Estadual de Internacionalização, envolvendo das instituições participantes do consórcio.

registrado em: