Notícias
Abertura da 17ª Scientex celebra os 20 anos da Univasf e os avanços da pós-graduação
A cerimônia de abertura foi realizada no Cineteatro do Campus Sede.
Na noite de ontem (27), foi realizada a cerimônia de abertura da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento aconteceu no auditório do Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), com a presença do reitor, da vice-reitora, de pró-reitores, estudantes e servidores. A programação incluiu a apresentação do grupo de dança “Território Azeviche” e a Conferência de Abertura, proferida pelo docente do Colegiado de Engenharia Elétrica, Helinando Pequeno de Oliveira. A palestra abordou o tema “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro”, com destaque para os avanços da pós-graduação nesse período.
O dispositivo de honra da cerimônia de abertura foi composto pelo reitor Telio Nobre Leite; pela vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira; pelos pró-reitores de Ensino, Marcelo Ribeiro; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; de Extensão, Michelle Vieira; e de Assistência Estudantil, Clébio Ferreira; além do gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Lima, e da discente de Enfermagem Clara Emanuelly Menezes, que representou os estudantes da Univasf.
Apresentação do grupo Território Azeviche. |
A pró-reitora Michelle Vieira deu as boas-vindas a todos os participantes da 17ª Scientex e destacou a importância do evento para o compartilhamento do conhecimento produzido por estudantes, técnicos e professores da Univasf, especialmente neste ano em que a Universidade completa 20 anos. Ela também enfatizou a realização de duas atividades inéditas nesta edição: os Jogos Intercampi e a Noite Cultural. “É um momento importante para integrar os conhecimentos, saber o que está sendo produzido nos outros campi, conhecer novas pessoas e possibilidades de trabalho e colaboração”, afirmou Michelle.
Durante a conferência de abertura, o professor Helinando Oliveira, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM), abordou a trajetória da pós-graduação ao longo dos 20 anos de história da Univasf, destacando o percurso dos pesquisadores da instituição desde a criação do primeiro curso de mestrado, o PPGCM, em 2007, até a implantação dos primeiros cursos de doutorado.
Dispositivo de honra formado na cerimônia de abertura da 17ª Scientex.
“Hoje, formamos 250 mestres por ano. No ano passado, foram 30 doutores formados. Isso dá um orgulho tremendo”, ressaltou Oliveira. O docente também enfatizou o papel da universidade na formação de cidadãos críticos e no desenvolvimento social. “É necessário que a pesquisa que eu desenvolvo faça sentido para a sociedade. Precisamos refletir sobre para quem a inovação tecnológica está sendo feita. A universidade foi criada para formar cidadãos que pensem no futuro das pessoas”, ressaltou.
Em seu discurso, o reitor Telio Leite destacou a importância da troca de experiências proporcionada pela Scientex e o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades. Ele também ressaltou o avanço da pós-graduação na Univasf, que atualmente conta com mais de 20 programas. “A Universidade, nestas últimas duas décadas, vem buscando ir além do que está nos currículos. A pesquisa, a extensão e a inovação proporcionam uma formação de qualidade para os nossos estudantes”, disse o reitor.
O professor Helinando Oliveira proferiu a conferência de abertura. |
A 17ª Scientex continua com sua programação hoje (28) e termina amanhã (29), com a 19ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 19ª Mostra de Extensão, a 19ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 16ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 13ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 13ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 13ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), a 12ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA), a 3ª Mostra do CIEB Rui Barbosa, a 3ª Mostra de Extensão do HU-Univasf e a 2ª Mostra de Pedagogia. A Noite Cultura encerra o evento amanhã, a partir das 18h, com apresentações da banda The Doctors, do cantor Ícaro Santana e da banda Pagode 874.
O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI); e de Extensão (Proex). A organização ainda conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no Instagram e no site.