Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentações de trabalhos acadêmicos marcam o segundo dia da 17ª Scientex

Notícias

Apresentações de trabalhos acadêmicos marcam o segundo dia da 17ª Scientex

publicado: 29/11/2024 14h52 última modificação: 29/11/2024 14h52


Estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o ano.

Apresentar e discutir trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por estudantes, docentes e demais pesquisadores foi o foco do segundo dia da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Além das apresentações nas mostras e jornadas que compõem a Scientex, a programação desta quinta-feira (28) incluiu palestras, rodas de conversa e o XXIII Encontro Semestral de Carreiras Univasf: Diversidade e Inclusão.

Esta edição da Scientex reúne cerca de 2.800 inscritos e oferece mais de 40 atividades, como palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas. No total, são 652 trabalhos apresentados, sendo 158 na área de ensino, 135 na de extensão e 359 relacionados à Iniciação Científica (JIC), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e Mostra de Pós-Graduação (MPG).

A estudante do 3º período do curso de Ciências Biológicas, Gabriela Nascimento de Jesus, está participando da Scientex pela primeira vez. Ela apresentou a pesquisa “Estudo do Perfil Químico dos Óleos Essenciais de Plantas da Família Fabaceae Nativas da Caatinga” na 12ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA). “Para mim, é muito importante que a Univasf realize um evento como este, porque ele aborda diversas temáticas, muitas vezes pouco divulgadas. Porém, aqui na Scientex você passa a ver essas temáticas com maior frequência, conhecer outros projetos e ter uma participação ativa na programação”, comenta a discente.

Estudantes do Campus Salgueiro também marcam presença no evento. O estudante do 8º período de Ciência da Computação, Eládio Leal Alves, apresentou na 19ª Mostra de Extensão o trabalho “Inclusão Digital e Desenvolvimento de Competências Tecnológicas na Comunidade”. “Nossa pesquisa busca popularizar tanto o acesso à tecnologia quanto à ciência, além de abordar outros aspectos bastante relevantes para a sociedade. Assim como o evento, com suas temáticas tão diversificadas, é muito importante para nós sabermos o que está acontecendo em toda a Universidade”, afirmou o discente.


Estudantes do Campus Salgueiro marcaram presença no evento.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Maria Helena Tavares de Matos, este é o evento mais importante da instituição, promovendo a confraternização entre estudantes de todos os campi. “Os estudantes vêm para a Scientex mostrar os trabalhos que desenvolveram ao longo do ano. Isso é positivo porque, por exemplo, um estudante de Petrolina talvez não saiba o que um colega da Serra da Capivara está fazendo. Além de compartilhar conhecimento, vejo a Scientex como um evento de integração e confraternização. É mais do que ciência e ensino”, afirma a pró-reitora.

As apresentações de trabalhos acadêmicos continuam acontecendo hoje (29). A cerimônia de encerramento será realizada às 16h, no auditório do Cineteatro, no Campus Sede, seguida pela Noite Cultural, com atrações musicais. A 17ª Scientex é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI); e de Extensão (Proex). A organização ainda conta com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).