Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atletas do projeto de Paracanoagem da Univasf participam hoje (13) de competição nacional

publicado: 13/03/2020 11h40 última modificação: 13/03/2020 11h40
Layla Shasta

Oito atletas, integrantes do projeto de paracanoagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), estão em São Paulo (SP), para participar do Campeonato Brasileiro Interclubes de Paracanoagem – Copa Brasil, que acontece hoje (13) e amanhã (14). Nas últimas semanas eles agitaram as águas do rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE), treinando diariamente para a competição, e, agora, o grupo aguarda para disputar a medalha de ouro, na raia da Universidade de São Paulo (USP). A equipe, formada pela união entre a Univasf, o Iate Clube de Petrolina e a Associação Petrolinense de Atletismo, é a primeira a representar o estado de Pernambuco em uma competição nacional de Paracanoagem.

Os integrantes do projeto de extensão "Paracanoagem: reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na região do Vale do São Francisco", vinculado ao Colegiado de Educação Física (Cefis), vão competir com outros 73 atletas em provas de velocidade de 100, 200 e 500 metros. Para vencer a disputa, os paracanoístas Elionete Silva, Felipe Guimarães, Joel Alves da Silva, Pedro Jorge da Silva, Ray Anderson Ribeiro, João Paulo Barretos, João Guilherme Ramos e Herli Almeida, deverão realizar o percurso da raia no menor tempo possível.

Esta será a primeira competição dos membros da equipe como atletas profissionais, conquista que, segundo o docente do Cefis e coordenador do projeto Leonardo Trevisan, há alguns anos não era uma possibilidade para a comunidade de Petrolina e Juazeiro (BA). Para ele, esta participação simboliza a consolidação de todo o trabalho realizado pela iniciativa da Univasf. “Além disso, podemos afirmar que, por meio dessa participação, o público atendido pelo projeto está conquistando inclusão social e alcançando seus desejos, com independência e autonomia. Com a nossa atuação na Copa Brasil esperamos, ainda, que a paracanoagem seja cada vez mais praticada em nosso município (Petrolina), seja para fins de reabilitação, lazer ou competitivo”, afirma o professor.

O projeto da Univasf é destinado a toda a comunidade com qualquer tipo de deficiência física ou motora e conta, atualmente, com 16 participantes. A iniciativa surgiu em 2017 e conta a participação de discentes da graduação e pós-graduação em Educação Física da Univasf, que atuam no projeto como treinadores, preparadores físicos e auxiliares técnicos.

As práticas da paracanoagem acontecem no lago do Iate clube, um dos parceiros do projeto de extensão. Além dos treinos, também são realizadas avaliações de controle postural, força muscular e coordenação motora dos participantes. O projeto também conta com a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), da prefeitura de Petrolina e de algumas empresas da região.