Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência Popular sobre redução da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco acontece nesta quarta-feira (28) na Univasf

publicado: 26/06/2023 15h53 última modificação: 26/06/2023 15h55

Será realizada, nesta quarta-feira (28), uma Audiência Popular para discutir o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que visa reduzir a Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco, no trecho que vai da comunidade quilombola de Barrinha da Conceição até a antiga Fazenda Mariad, em Juazeiro (BA). O evento acontecerá no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir das 9h. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da RTV Caatinga no YouTube.

A cidade de Juazeiro possui 16 km de margem urbana e ribeirinha do Rio São Francisco. Segundo o Projeto de Lei, enviado à Câmara de Vereadores com previsão de votação para o dia 28 de junho, serão reduzidos dos atuais 500 metros de APP para 100 a 15 metros, a depender do local, trazendo impacto para a população ribeirinha e ao meio ambiente.

A Audiência Pública conta com o apoio da Univasf e é realizada pelas seguintes organizações: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Associação de Advogadas e Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania, Coletivo Enxame, Movimento Popular de Cidadania (MPC), União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), Câmara de Turismo Sertão do São Francisco, Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), as setoriais de Meio Ambiente e Desenvolvimento e de Combate ao Racismo do PT Juazeiro, Colegiado Territorial Sertão do São Francisco e Articulação Quilombola do Vale do São Francisco.