Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Party Weekend Petrolina acontece a partir desta quinta-feira (28) na Univasf

Notícias

Campus Party Weekend Petrolina acontece a partir desta quinta-feira (28) na Univasf

publicado: 26/10/2021 16h27 última modificação: 26/10/2021 16h27
Júlia R. Mendes

Pela primeira vez no interior de Pernambuco, a Campus Party Weekend acontece a partir desta quinta-feira (28) até sábado (30), no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina. O evento, um dos principais encontros focados em tecnologia, inovação e criatividade, tem como intuito proporcionar conexões entre atores locais, governos, empresas, instituições de ensino, comunidades e parceiros. A programação conta com atividades diversificadas, como palestras, workshops e vários desafios, com a participação de especialistas nas áreas de Agritech, cidades inteligentes, empreendedorismo, e-commerce e biotecnologia. Esta edição será realizada de forma híbrida e transmitida para todo o Brasil pela página do evento. As inscrições já estão abertas e todos podem participar.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site do evento. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais e entre 16 e 18 anos podem participar do evento na presença de um responsável maior de idade. A Campus Party é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Instituto Campus Party e Univasf. As atividades serão realizadas no Cineteatro e no Restaurante Universitário (RU) do Campus Sede, no Centro da cidade.

Nesta edição, os participantes irão encontrar algumas novidades, como o Espaço Startups, que será uma exposição de dez startups da região para troca de experiências e contatos; o Desafio Like a Boss, que são Pitches de startups para o público e possíveis investidores; Oficinas Maker Space com impressoras 3D para experimentação e a Ideathon Agrotech. Dentre os temas a serem abordados durante as palestras destacam-se o que irá acontecer com a educação, trabalho e sociedade digital, empreendedorismo feminino, cidades inteligentes, economia criativa e muito mais. Além das palestras, as oficinas da Campus Party Weekend serão divididas em “Meu Primeiro Artefato Digital Maker”, “Miniatura de T-Rex” e “Artesanato Maker”. A programação completa pode ser encontrada no site.

De acordo com Josiane Ferreira, gerente da Unidade do São Francisco do Sebrae-PE, o evento possibilita a troca de conhecimentos, experiências e a conexão entre empresas, governo, estudantes, instituições de ensino e comunidade em geral. “Ter o município de Petrolina como sede desta edição é estratégico como iniciativa de interiorização da inovação para estudantes, academia, sociedade civil e setores produtivos pernambucanos. Além de promover uma conexão direta entre microempreendedores e pequenos negócios localizados fora da Região Metropolitana do Recife, para apresentá-los ao que há de mais novo em soluções inovadoras para transformar o mundo. É uma experiência cheia de dinâmicas e inovação”, destaca.

Para a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf, Michely Diniz, esta edição irá contribuir para alavancar o surgimento de novas ideias e incentivar os participantes a propor soluções para desafios enfrentados pela região. “A Campus Party está sendo realizada pela primeira vez no interior de Pernambuco. Esses dias de imersão prometem fervilhar ideias e soluções entre os jovens participantes que poderão originar novas Startups em diferentes áreas, alavancando o potencial de Inovação no Vale do São Francisco”, comenta.

Ideathon – A Ideathon da Campus Party é uma maratona de ideias, com o intuito de idealizar, propor e construir soluções para desafios reais. Com a temática do Agrotech, o desafio visa encontrar formas de monitorar o controle de pragas e doenças em cultivos de frutíferas, bem como melhorar a logística de comercialização na agricultura familiar. As inscrições para a maratona devem ser realizadas no site.

Os participantes da Ideathon devem comparecer ao local do evento durante todo o desafio, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, a partir das 9h30. Os grupos irão utilizar metodologias como Business Model Canvas, Product Discovery, mentorias de negócio, criação de pitch e ideação com profissionais parceiros para ajudar na criação de soluções.

Os projetos serão avaliados de acordo com a criatividade, originalidade, potencial para solucionar os problemas do desafio, o quanto é eficiente e inovador, se a solução proposta apresenta problemas na sua aplicação e o quão a solução apresentada demonstra elementos ligados a tendências futuristas. O grupo do projeto campeão irá receber ingressos para qualquer edição da Campus Party Brasil em 2022, barraca e translado aéreo.

Covid-19 – Os participantes da Campus Party Weekend Petrolina deverão usar máscara e álcool gel durante todo o evento. A testagem para a Covid-19 será obrigatória para menores de 12 anos e para os participantes que não tiverem tomado a segunda dose da vacina contra a doença. As orientações constam no site do evento.