Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação prepara equipes do Sibi e da STI para implantação do Repositório Institucional da Univasf (RIU)

publicado: 22/07/2021 16h39 última modificação: 22/07/2021 17h08
Renata Freitas

Com o objetivo de dar prosseguimento às ações para implantação do Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Vale do São Franciso (Univasf), as equipes do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) participam hoje (22) e amanhã (23) do II Módulo do Treinamento de Configuração do DSpace - Configurações Internas. A capacitação é ministrada pela bibliotecária Clediane Guedes, da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Neste módulo da capacitação que visa à estruturação do Repositório Institucional da Univasf (RIU), os servidores aprenderão a fazer a customização de repositório no DSpace, um software livre para a criação de repositórios digitais. Durante o curso, que será composto por teoria e prática, os participantes irão aprender não apenas a adequar o software às necessidades do RIU da Univasf, mas a planejar e estabelecer o gerenciamento de acesso de usuários e os fluxos de submissão de documentos, entre outras funcionalidades.

“O curso vai possibilitar à equipe gestora do RI planejar melhor o funcionamento do Repositório, pois o DSpace oferece várias funcionalidades. Os participantes já irão colocar em prática algumas delas em exercícios de simulação que serão feitos durante o treinamento”, conta Clediane Guedes, que é presidente da Comissão Gestora do Repositório Institucional da UFRN e coordenadora da Rede Nordeste de Repositórios Digitais (Renere).

A diretora do Sibi, Ana Paula Lopes, ressalta que a partir do treinamento serão estruturadas as comunidades, os tipos de documentos e os fluxos de submissão a serem disponibilizados ao público pelo RIU. Ela explica que o Repositório Institucional consiste em uma base de dados de acesso livre destinada a reunir, armazenar, organizar, preservar e disseminar, em um único local, a produção acadêmica (técnico-científica, artística e cultural) gerada em formato digital por docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes da Universidade.

A implantação do Repositório Institucional está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025 da Univasf e suas diretrizes foram definidas pela Resolução Nº 8/2018, do Conselho Universitário (Conuni). Para atingir esta meta do PDI, algumas capacitações vêm sendo realizadas com o apoio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Em junho, aconteceu o Módulo I do Treinamento de Configuração do DSpace, que teve a mediação do coordenador de Sistemas de Automação de Biblioteca do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Antônio Francisco da Silva Júnior.

Na UFRN, o Repositório Institucional foi implantado em 2010, após participação em um edital de incentivo à implantação de repositórios digitais lançado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCTI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com Clediane, atualmente, o RI da UFRN conta com 20 mil documentos e figura entre os cerca de 2,8 mil RIs existentes no mundo, segundo o Ranking Web de Repositórios.