Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação sobre letramento antirracista no serviço público será realizada pela Univasf no dia 28 de abril

Notícias

Capacitação sobre letramento antirracista no serviço público será realizada pela Univasf no dia 28 de abril

publicado: 16/04/2026 10h28 última modificação: 16/04/2026 10h28

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá a capacitação “Letramento Antirracista no Serviço Público”. A atividade integra a programação do XVI Mês das Consciências Negras e será realizada no dia 28 de abril, nos turnos da manhã e da tarde, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, no auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), com transmissão pela TV Caatinga.

A atividade é destinada a técnicos e docentes, servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de parlamentares, assessores, estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas e pesquisadores que atuam no campo antirracista. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de abril, por meio do Sistema de Gestão de Eventos da Univasf.

A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) em parceria com a Superintendência de Políticas Afirmativas, Antirracismo e Diversidade (SPAADI) da Univasf, tem como objetivo contribuir para a constituição e o fortalecimento de práticas antirracistas no serviço público, por meio da formação e do debate interdisciplinar em temas como equidade racial, relações étnico-raciais e letramento racial.

A capacitação abordará conteúdos relacionados ao racismo institucional; às desigualdades raciais no serviço público; aos marcos históricos dos movimentos negros no Brasil; ao racismo recreativo; e à ética e à conduta antirracista no serviço público.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: ddqvt.progepe@univasf.edu.br.